quarta-feira, 28 de abril de 2010

Um pouco de compaixão

Sábado é feriado, dedicado ao Dia do Trabalho - significa um motivo a mais para continuarmos trabalhando em prol do estabelecimento do diálogo como forma de melhorar os relacionamentos interpessoais.
Desta vez, vamos utilizar, observando a sequência, a lição do capítulo 42 do livro Jesus no Lar, intitulada "A mensagem da compaixão". Eis o roteiro:

1 - Prece;
2 - Apresentação por alguns voluntários das reflexões sobre a mensagem dos cartões levados para casa;
3 - Ler e analisar, nos subgrupos, o texto do livro, apresentando, em seguida, as conclusões.
4 - Refletir em grupo sobre as seguintes consignas: a) identificar as forma de amar existentes no texto; correlacionar essas formas com uma postura de alteridade; selecionar duas expressões do texto que mais tocaram o grupo, explicando o porque;
5 - Meditação: como expresso a MINHA justiça?
6 - Avisos e prece final.

2 comentários:

  1. Amigos, talvez não possa ir ao grupo neste sábado, mas deixo aqui minha contribuição:
    2 - O cartão que tirei foi o Sucesso e, a princípío, fiquei meio sem querer entender a mensagem, que estava claríssima: minha experiência carnal presente é um sucesso! Posso comprovar nas minhas dores, nas minhas incogruências, nas minhas dificuldades e, principalmente na minha capacidade de aprender com os erros. Só tenho a agradecer ao Pai por esta vitória.
    3. O que mais me chama a atenção no texto é a necessidade de lidar com a injustiça, uma das provas mais difíceis com que nos deparamos na existência carnal. Ainda me revolto e me revolvo em ressentimentos, mágoas e outros sentimentos negativos quando injustiçada. Procuro sempre ser justa com os que me rodeiam, exercitando o 'fazei ao outro aquilo que queres que te façam'.
    4. a)todas as exortações do Mestre con figuram as diversas formas de amar, tais como: ter piedade do caluniador; apiedar-se dos delinquentes; compadecer-se do juiz parcial; perdoar quem nos trai...
    5. Expresso a minha justiça - como respondi acima - agindo com o outro da forma como gostaria que agissem comigo.

    Muita paz a todos!
    Jaci

    ResponderExcluir
  2. Jaci, oxalá os demais companheiros procedam como você, pesquisando e compartilhando neste espaço sua impressões.
    Abraço.

    ResponderExcluir

E aí, deixe um recadinho!