domingo, 19 de dezembro de 2010

Despedida


Como sói acontecer em grande parte das casas espíritas, ao final do ciclo de estudo os grupos esvaziam e assim o "Jesus de Nazaré" fez sua última reunião do ano com apenas 14 participantes, além dos três coordenadores. Os presentes foram Isabel, Ilca, Iva, Regina, Railza, Eliene, Edward, Valquíria, Waldelice, Marcos, Magali, Lígia, Fernanda e Egnaldo. Alguns dos ausentes justificaram-se com a ida ao médico, enfermidade e viagem.
A atividade desenvolvida versou sobre a trajetória moral/espiritual do doutor da lei Saulo de Tarso, que após seu célebre encontro com o Cristo promoveu sua adesão incondicional ao Cristianismo, transformando-se radicalmente a partir da pergunta "Senhor, que queres que eu faça?".
A parte prática do seminário, conduzido pela coordenadora Creuza Lage, pedia que as pessoas escrevessem tal pergunta em cada canto da folha de papel distribuída e dobrada em quatro, complementada pelos seguintes adendos: (Senhor, que queres que eu faça) na minha família?; no meu trabalho?; na minha vida afetiva?; e na Cobem?
Junto a tais reflexões, também se propôs uma avaliação ao grupo no sentido de se identificar "o que fazer para tornar o Jesus de Nazaré mais produtivo?".

À hora da partilha, colhemos estes depoimentos acerca do último questionamento:

Lígia - assiduidade, compromisso com o trabalho, tempo para estudo e disciplina;
Eliene - harmonia, disciplina, pontualidade, autenticidade ("cada um ser o que é"), solidariedade, rotatividade na Coordenação;
Edward - mais empenho, mais abertura e receptividade ante as lições, comprometimento com a mudança, mais estudo, criatividade e dinamismo das ideias;
Valquíria - compromisso e comprometimento para mais dinamismo no grupo a partir dos estudos prévios, sair da "zona de conforto", mais solidariedade com a Coordenação.

****************************************

O seminário deveria propor outras quatro questões para reflexão, o que fazemos agora, a título de sugestão para aproveitamento das "férias". De acordo com a elaboração do trabalho, os questionamentos seriam dados sem as respostas, que igualmente disponibilizamos com o fito de colaborarmos para o aprofundamento das reflexões:

* Que fazer para adquirir a compreensão perfeita dos desígnios do Cristo?
- AMA!

* Como fazer para que a alma alcance tão elevada expressão de esforço com Jesus?
- TRABALHA!

* Que providências adotar contra o desânimo destruidor?
- ESPERA!

* Como conciliar as grandiosas lições do Evangelho com a indiferença dos homens?
- PERDOA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí, deixe um recadinho!