segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Quando o trabalhador está pronto...

Com a participação de 14 pessoas (Carminha Sampaio, Carminha Brandão, Simão, Vanesca, Isabel, Faraildes, Ormalinda, Bonfim, Iva, Roberto, Fernando, Marilene, Ilca e Marilda) inicialmente - fora os três coordenadores -, o trabalho começa com a leitura da parábola dos trabalhadores da vinha (Mt 20:1-16), após a prece. Em seguida, os subgrupos se formam para comentar as pesquisas feitas sobre o tema ao longo da semana e interpretar a lição evangélica (chegam Waldelice, Cláudia e, um pouco mais tarde, Edward).
Após esse momento, o grupo é exortado a ponderar sobre os seguintes pontos observados na parábola: a questão da justiça; a dificuldade de viver segundo regras; e a antiguidade como prerrogativa, respondendo também esta indagação: em que momentos sou o último e em quais sou o primeiro?
À hora da partilha, fizeram pronunciamentos Marilene, Roberto, Ormalinda, Isabel, Waldelice, Simão, Carminha Sampaio e Creuza.
Por fim, foi distribuído o texto-síntese da atividade, como segue:

Os últimos serão os primeiros

Os "últimos", a princípio, são aqueles que chegaram depois á realização das tarefas que lhes competiam, enquanto se pensa que os "primeiros" são os que se adiantaram na jornada. No entanto, muitos desses "primeiros" se encontram na contemplação de si mesmos e ocupados com seus interesses imediatistas, ao passo que os "últimos", tendo observado as lições do caminho, agora podem aproveitar o resultado de seu aprendizado.
Esses já não têm o mal no olhar e não se dedicam a comprar-se aos irmãos ainda incompreensivos e voltados às paixões perturbadoras quais o ciúme, a inveja e a usura que os fazem pequenos e desmerecedores das recompensas do trabalho.
Os "últimos", portanto, inquietam-se ante a ociosidade e anseiam por serem contratados para a atividade proveitosa na Vinha. Pois não é dito que quando o trabalhador está pronto o trabalho aparece? Assim será com todo aquele que, chamado à execução de suas atribuições evolutivas, não se descuidar da tarefa e fizer vale a oportunidade recebida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí, deixe um recadinho!