segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Desprendimento

Quando o Cristo declarou que conhecendo a Verdade nos tornaremos livres, certamente quis dizer que precisamos saber que somos espíritos imortais originários de um mundo bem diferente deste que pensamos ser o nosso – o mundo material. “Estais no mundo, mas não pertenceis a ele”, disse Jesus um dia, chamando-nos ao entendimento de que a realidade que devemos ter em consideração precipuamente é a do espírito, posto que essencial. A outra realidade que nos fere os sentidos e por isso nos produz a ilusão de verdade, a física, é apenas circunstancial, isto é, transitória, passageira. Imperioso se faz, portanto, que despertemos o quanto antes para o conhecimento de nós mesmos compreendendo nossa natureza mais íntima e assim nos esforçarmos para vencermos a forte vinculação com o elemento material que nos confunde a percepção.

Não por acaso, Allan Kardec era um educador e imprimiu essa sua condição à doutrina que codificou, por inspiração do Alto, evidentemente, a fim de nós, os profitentes do Espiritismo, termos meios seguros de nos reeducarmos, assegurando as consequências felizes desse trabalho. Como uma dessas "recompensas prometidas" podemos relacionar a liberdade mesma, em lembrança das palavras do Cristo a respeito do conhecimento da Verdade. A prisão da matéria desaparecerá quando vivermos de acordo com nossa condição de "filhos do Universo, irmãos das estrelas e árvores". Desvinculados da ilusão material e reeducados mental e emocionalmente, estaremos livres da tendência aos erros e da própria imperfeição, assumindo de uma vez por todas a túnica de colaboradores de Deus e dos bons Espíritos na Obra da Criação.


=======================================================


Esse texto sintetizou o trabalho desenvolvido no sábado, dia 6, permitindo profundas reflexões por parte dos integrantes do "Jesus de Nazaré", que foram divididos em dois subgrupos em razão do número reduzido. O primeiro contou com Bonfim, Valquíria, Iva, Faraildes, Carminha, Waldelice e Eliene. O outro, com Isabel, Roberto, Regina, Egnaldo, Fernanda e Marilene. Dentre os coordenadores, somente Creuza não se fez presente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí, deixe um recadinho!