terça-feira, 13 de abril de 2010

Algo mais sobre o diálogo

Ainda a respeito da aula do último sábado, 10 de abril, a Coordenação do Jesus de Nazaré distribuiu entre os integrantes o texto intitulado "Grupod e diálogo, uma metodologia", compilado a partir de informações da apostilad e Alkíndar de Oliveira e de artigo da revista Vida Simples.
Eis a íntegra do texto:

"Existem três formas de interação humana: a discussão, o debate e o diálogo.
A característica básica da discussão é a emoção sobrepor-se à razão, criando desentendimento e, às vezes, rancores, isto porque pressupõe um ganhador e um perdedor. O objetivo maior é fazer valer a nossa opinião.
O debate tem como característica básica o confronto de ideias ou opiniões em que os envolvidos se colocam no papel de adversários ou em campos opostos. Também aí temos a presença de ganhadores e perdedores.
O diálogo é uma reflexão conjunta, observação cooperativa de experiência; é uma metodologia de conversação que visa:
* Melhorar a comunicação entre as pessoas;
* A produção de ideias novas e significados compartilhados.
É uma metodologia que permite às pessoas pensarem juntas e compartilharem os dados que surgem dessa interação, sem julgamentos ou críticas.
Os grupos de diálogo têm como finalidade substituir a destrutiva discussão e o competitivo debate. No diálogo todos ganham.
Na sociedade o debate se faz necessário em situações específicas, mas o mesmo não se pode dizer da discussão, que deve ser abolida da convivência do grupo.
Saber dialogar é mais que saber falar. Dialogar pressupões ouvir e analisar antes de responder. "Dialogar é saber ouvir sem julgar, sem tomar posição imediatamente. É saber respeitar, incluir, usar os filtros mentais adequados. Dialogar não é tomar partido, definir o que está certo ou errado, não excluir aquilo que não faz parte da minha vida pessoal." (Lamara Bassoli, psicóloga.)
Dialogar é prestar atenção, é uma religação consigo mesmo, com o outro, com o ambiente, com a natureza.
Você estará preparado para viver em sociedade, para usufruir dela e para colaborar com ela quando souber organizar suas ideias, quando tiver habilidade para explicá-las e, claro, quando estiver preparado para ouvir o outro.
Como se vê, dialogar é fundamental para a própria condição humana. O diálogo com outros começa pelo diálogo consigo mesmo, que deriva da justaposição das ideias, do atrito entre valores, do choque dos desejos, da priorização das necessidades.
Se olharmos mais de perto, veremos que o diálogo é a essência da vida, considerando que a vida é de interações."

2 comentários:

  1. Belíssimo estudo e trabalho esse que vocês realizam. Dialogar é exercício básico para nossa evolução intelectual e moral. Sem diálogo não há amor. Parabéns ao grupo. Irei acompanhar suas reflexões e compartilhar do aprendizado.
    Abs
    Chorik

    ResponderExcluir
  2. Belza, Chorik, seja bem-vindo ao nosso grupo, mesmo a distância.

    ResponderExcluir

E aí, deixe um recadinho!