domingo, 23 de outubro de 2016

Trabalhador atua comprometido

No futuro
Emmanuel / Francisco Cândido Xavier

Quando o homem gravar na própria alma
Os parágrafos luminosos da Divina Lei,
O companheiro não repreenderá o companheiro,
O irmão não denunciará outro irmão.
O cárcere cerrará suas portas,
Os tribunais quedarão em silêncio.
Canhões serão convertidos em arados,
Homens de armas volverão à sementeira do solo.
O ódio será expulso do mundo,
As baionetas repousarão,
As máquinas não vomitarão chamas para o incêndio e para a morte,
Mas cuidarão pacificamente do progresso planetário.
A justiça será ultrapassada pelo amor.
Os filhos da fé não somente serão justos,
Mas bons, profundamente bons.
A prece constituir-se-á de alegria e louvor
E as casas de oração estarão consagradas ao trabalho sublime da fraternidade suprema.
A pregação da Lei
Viverá nos atos e pensamentos de todos,
Porque o Cordeiro de Deus
Terá transformado o coração de cada homem
Em tabernáculo de luz eterna,
Em que o seu Reino Divino
Resplandecerá para sempre.


(Do livro "Pão Nosso", cap. 41, edição FEB)

***


A leitura da mensagem acima abriu o encontro de qualificação dos trabalhadores da Cobem, realizado nos ábado, 22 de outubro, em torno do tema "Por que escolhi ser um trabalhador espírita?", sob a condução de Adilton Pugliese - cuja exposição acompanhamos e aqui resumimos - e Marinalva Pereira. Adilton iniciou fazendo-nos ouvir o "Hino ao amor" imortalizado por Edith Piaf (vídeo abaixo) e em seguida apresentou o ideal de Peter Drucker, que ele considera "o papa da administração", motivador de um dos muitos livros desse autor de origem austríaca: "Pelo que você desejaria ser lembrado?". Depois, o expositor citou os seis passos que Allan Kardec estabeleceu para a boa atuação do trabalhador espírita: 1 - qualificação; 2 - informação; 3 - observação; 4 - envolvimento; 5 - comprometimento; e 6 - realização da missão.


Adilton é, declaradamente, um apaixonado pela vida e pela obra do Codificador da Doutrina Espírita, em quem observa três perfis de lideranças e respectivas finalidades, conforme o próprio Kardec relata em Obras Póstumas, ao referir o que seus guias espirituais  - principalmente o Espírito de Verdade - lhe disseram ao informá-lo da missão que o aguardava: 1 - para agradar a Deus: humildade, modéstia e desinteresse; 2 - para lutar contra os homens: coragem, perseverança e firmeza; e 3 - para o êxito da missão: prudência e tato, devotamento, abnegação e disposição a todos os sacrifícios. Segundo Pugliese, esses pontos cabem também aos seguidores de Kardec, que somos todos nós na atualidade.


A missão do Centro Espírita foi igualmente abordada pelo expositor, afirmando que essas instituições devem se transformar, como propõe o médium Divaldo Franco, na célula viva da comunidade onde se encontram, para a criação de uma mentalidade fraternal e espiritual das mais relevantes, porque será escola e santuário, hospital e lar, onde as almas encontrarão diretrizes para uma vida feliz e sobreviver aos choques do mundo. Assim, por extensão, a missão dos espíritas, chamados a levar a palavra divina aos grandes e eruditos - que a desprezarão - e aos pequenos e simples, que a ouvirão de bom grado, de acordo com a mensagem do Espírito Erasto em O Evangelho Segundo o Espiritismo.


Adilton também tratou do "produto" das sociedades sem fins lucrativos, quais os centros espíritas, tema que interessou a Peter Drucker, para quem esse produto é um homem mudado, uma vida transformada: "Seu produto é uma criança que aprende, um jovem que se transforma num adulto com respeito próprio". Daí se infere a importância do papel social do Centro Espírita, que vem a ser a unidade fundamental do movimento espírita, forjadora de homens e mulheres de bem e idealistas; um foco do ideal de renovação, núcleo de vivência fraterna, uma universidade de almas.


Entretanto, o Centro Espírita também é passível de conhecer fatores de desequilíbrio, disse Pugliese, apontando, nesse caso, a hostilidade dos sentimentos, a perversão do senso moral e a turbação da harmonia. Para ele, dos espíritas é esperado o comprometimento, junto com o envolvimento mental e emocional, além da motivação para contribuir com a causa espírita com aceitação da responsabilidade. Nesse sentido, importa observar os pilares desse comprometimento: amor ao próximo; respeito humano; fidelidade aos princípios espíritas; convivência fraterna e companheirismo; amor ao trabalho; e presença. 




2 comentários:

  1. GENTE: A cantora francesa edith Piaff, realmente imortalizou esta maravilhosa música - Hino ao Amor., tão bem interpretada por essa dupla que aqui se apresenta nesse maravilhoso espaço. Parabéns pois a luminosa atitude da Editoria dessa página em nos brindar com essa maravilhosa página imortal da música francesa. Por outro lado, ficamos realmente cientes da proposta da palestra do irmão Adilton Pugliesi, realizada no decorrer dos trabalhadores da COBEM. Muito oportuno pois a tarefa da Editoria dessa página, em nos oferecer o resumo, claro que implica que nos debrucemos em pesquisar sobre tão importante tema que envolve a ação de todos os irmãos trabalhadores na Doutrina Espírita, por esse Brasil a fora. A PAZ EXISTE, ELA ESTÁ DENTRO DE NÓS...

    ResponderExcluir
  2. Os parabéns são para todos nós que nos integramos às hostes dos trabalhadores de Jesus, Egnaldo. Muita paz.

    Chico Muniz

    ResponderExcluir

E aí, deixe um recadinho!