quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Interpretações

O trabalho realizado no sábado 24 de setembro serviu para mostrar o quanto precisamos, no âmbito do Grupo Jesus de Nazaré, nos esforçar um pouco mais a fim de correspondermos à necessidade de habilitarmo-nos suficientemente para a boa interpretação das lições de Jesus, manifestando a condição de espíritas estudiosos. A essa atividade juntaram-se aos coordenadores - Isabel e Francisco - os companheiros Carminha, Egnaldo, Valquíria, Cristiane, Cláudia, Waldelice, Magali, Jaciara, Iva, Quito. Fernando, Luiza, Marilda, Eliene, Regina, Augusta, Railza e Lígia. Desta vez, tivemos o momento das virtudes, sob a condução de Isabel, que apenas promoveu a troca dos corações e distribuiu frases reflexivas do autor Lourival Lopes para uma breve meditação.
Então procedemos à leitura da lição do EADE - o primeiro tópico do Roteiro 5, sobre localizar no texto bíblico as passagens evangélicas que se deseja estudar - e em seguida dividimos a turma em três subgrupos, a cada qual entregando um exemplar da Bíblia Sagrada, do Novo Testamento traduzido por Haroldo Dultra Dias, e da Bíblia de Jerusalém. Junto com tais livros, juntamos as consignas do trabalho: 1 - Identifique no Evangelho de Mateus, fornecendo capítulo e versículos, o trecho em que o rei Herodes confundo Jesus com João Batista e aponte as dificuldades encontradas na realização desta tarefa; 2 - Do que trata o versículo 9 do Cap. 3 de Atos dos Apóstolos e qual a relação entre esse capítulo e um dos princípios básicos do Espiritismo?; e 3 - Em que parte do Evangelho de Lucas este afirma que Jesus é sinal de contradição e como Kardec aproveitou essas palavras numa de suas obras?
A primeira questão ficou a cargo do subgrupo formado por Marilda, Quito, Railza, Fernando e Egnaldo - mais tarde, Regina seria aí incluída; a segunda coube a Lígia, Luiza, Iva, Cláudia e Cristiane, que receberia a colaboração de Magali; e a última seria discutida por Carminha, Augusta, Eliene, Jaciara e Valquíria, mais Waldelice, que chegou depois de iniciada a tarefa. Findo o período da atividade prática, passamos então às considerações relativas a cada consigna. Em nome do primeiro subgrupo, Railza explicou que não houve dificuldade em cumprir a proposta da Coordenação, mas em entendê-la, uma vez que o assunto já fora estudado "há milhões de anos". Depois, Quito salientou ter revivido, nesse trabalho, o "trauma" de seu tempo de coroinha.
De acordo com o pessoal do segundo subgrupo, o relato do evangelista Lucas, autor também do livro Atos dos Apóstolos, trata, no trecho citado na consigna, dos princípios básicos do Espiritismo referentes à existência de Deus e da alma, mais a comunicabilidade dos Espíritos; segundo Iva, fui um pouco difícil realizar a atividade "por não estudar desse modo frequentemente". E Carminha, representando o terceiro subgrupo, declarou que, "por não sermos pastores evangélicos", observaram alguma dificuldade na resolução do problema elaborado pela Coordenação. Essa dificuldade ficou patente após Jaciara, munida de um smartphone, consultar na Internet uma página que oferecesse O Evangelho Segundo o Espiritismo (ESE) e encontrou, como correspondência do texto de Lucas (12:47), o capítulo 14 da obra de Allan Kardec. Isso provocou uma breve mas interessante celeuma, porquanto o Cap. 14 do ESE é intitulado "Honrar pai e mãe", ao passo que os ensinos aparentemente contraditórios de Jesus o Codificador os enfeixou no Cap. 23, sob o título de "Moral estranha".
Como o horário já não permitisse mais considerações, a prece feita por Fernando encerrou o trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí, deixe um recadinho!