sábado, 21 de junho de 2014

Questão de fé

Como estamos em meio a um feriadão, provocando a ausência de muitos integrantes do "Jesus de Nazaré", a participação na atividade deste sábado, dia 21 de junho, ficou relativamente reduzida, ante o comparecimento de apenas 11 companheiros, além do coordenador Francisco. Estiveram presentes Fernanda, Maria Luiza, Fernando, Jaciara, Marilda, Magali, Waldelice, Cristiano, Marilene e Railza. Regina chegou quando o trabalho já se encontrava em sua segunda etapa, após os comentários a respeito do capítulo 14 ("Em ti mesmo") do livro Caminho, Verdade e Vida, no qual o mentor espiritual Emmanuel tece considerações acerca de "aviso" do apóstolo Paulo em sua Epístola aos Romanos, ali colocada em epígrafe: "Tens fé? Tem-na em ti mesmo, diante de Deus".
A Coordenação observou duas referências importantes no texto de Emmanuel: a Parábola dos Talentos, na qual o último servo (o "mau e preguiçoso", segundo o Cristo) não teve confiança em si mesmo e desprezou a oportunidade da tarefa que seu senhor lhe dera; e o episódio das Bodas de Caná, quando Jesus, instado por sua mãe, transformou água em vinho, mesmo não tendo chegado sua hora, conforme é relatado no Evangelho. Vale bem a pena, pois, refletir nas palavras do autor espiritual, no último parágrafo do texto psicografado por Chico Xavier: "Por que te manterás indeciso, se o Senhor te conferiu este ou aquele trabalho justo? Faze-o retamente, porque se Deus tem confiança em ti para alguma coisa, deves confiar em ti mesmo, diante dele".
Para a realização do trabalho enfocando os primeiros capítulos de O Evangelho Segundo o Espiritismo, com a intenção de realizarmos uma reavaliação do recente aprendizado, a turma foi dividida em dois subgrupos para a apreciação de cinco questões que ao final foram reduzidas a uma só, em razão da exiguidade do tempo: "Que devo modificar em mim para conquistar uma boa morada na Casa do Pai?" Antes da partilha, a Coordenação apresentou uma possibilidade de resposta a essa pergunta, dizendo que a necessidade é de mudança de padrão mental, transcendo o modo como direcionamos nossas atitudes no mundo, cedendo aqui para ganhar na esfera espiritual.
A conquista do Reino dos Céus se dá pela reforma íntima, disse Jaciara, salientando que nesse esforço a fé é imprescindível: "Tenho fé, mas ela precisa se consolidar, ser plena, para não me abalar perante as circunstâncias da vida, sem medo do futuro", declarou ela, acrescentando que "com a fé terei consciência de que tudo é passageiro"... O último a usar da palavra foi Cristiano, que pôs em dúvida a fala da Coordenação quanto a abrir-se mão dos próprios direitos em benefício de outrem e suscitou vários apartes, preso sobretudo às dificuldades e pequenas mas importantes vitórias na educação de seus filhos adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí, deixe um recadinho!