domingo, 29 de abril de 2018

Consciência da encarnação

Novamente por causa de um feriado prolongado tivemos neste sábado um reduzido comparecimento à reunião do Grupo. Ainda assim,dez companheiros, além deste Coordenador, marcaram presença, valorizando o trabalho apresentado sobre o tema "Evangelho e reencarnação". Foram eles Bia, Iva, Eliete, Regina, Waldelice, Valquíria, Marilda, Maria Luiza, Fernando e Augusta. A atividade começou com breve explanação acerca das passagens evangélicas em torno da reencarnação, conceito que Jesus abordou indiretamente, só sendo explícito ao tratar do caso João Batista/Elias, quando o Mestre esclareceu ser o precursor o profeta reencarnado.
Após isso, a Coordenação procedeu à leitura do último tópico do capítulo IV de O Evangelho Segundo o Espiritismo, no qual o Espírito São Luís comenta a necessidade da encarnação para o progresso espiritual. Então foi lida e distribuída a consigna do trabalho: Você está vivendo sua encarnação conscientemente, aceitando os acontecimentos de sua vida - decepções, dificuldades financeiras, presença da dor e enfermidades - ou se mantém na revolta, rebelando-se ante a vontade de Deus? Para essa abordagem, foi proposta a reflexão em duplas, antes da abertura da partilha grupal.
Assim, veio o momento dos comentários individuais e Bia, pedindo a palavra, declarou que "na maioria das vezes sou grata, mas há momentos em que questiono por que tudo isso que passo, mas se paramos pra pensar entendemos que tudo é escolha nossa"; segundo ela, "a consciência é de que temos muito mais do que precisamos, somos abençoados e tudo vem por nossa necessidade, [uma vez que] os problemas resultam de nossas escolhas"; em seguida essa companheira contou um episódio pessoal e encerrou sua participação.
Em seguida, Eliete observou que "no princípio tive muitas indagações sobre a vida, mas comecei a aprender com o Espiritismo logo cedo, iniciando o trabalho de meu aperfeiçoamento a partir dos 20 anos"; ela salientou ter enfrentado um período de enfermidade agressiva que superou também por isso vê na Casa Espírita seu suporte: "Sou beneficiada pela fé em Jesus e não abro mão disso", ressaltou, acrescentando que hoje são os ensinamentos da Benfeitora Joanna de Ângelis que potencializam suas forças, pela leitura dos livros publicados através do médium Divaldo Franco.
Valquíria, por sua vez, afirmou ter plena consciência de sua vivência como espírito reencarnado, embora "tem hora que me rebelo, não contra a vontade de Deus, por certas circunstâncias" - e ela se referiu às desigualdades sociais, principalmente em relação à assistência à saúde da população no país; ela disse que, nessas situações, "preciso colocar os pingos nos is"; ela também apontou a crise financeira que atualmente mexe com todas as famílias, embora entenda que "o momento é de transformação no mundo"; a companheira ainda se referiu ao problema educacional no âmbito nacional e declarou aceitar os acontecimentos "mas não a passividade das autoridades, quando isso afeta a vida das pessoas".
Fernando preferiu relatar um episódio de ordem pessoal envolvendo sua saúde física, revelando ser grato "ao amparo do Alto". Luíza também trilhou a mesma senda ao revelar ter recebido a auspiciosa notícia de seus médicos que que já não há qualquer sinal do tumor encontrado num de seus seios. E Iva, finalizando a partilha, considerou que "enquanto eu não admitir e vivenciar o reino dos céus, reencarnarei tantas vezes sejam necessárias".
A prece feita por Marilda encerrou a atividade, que deverá ser repetida na próxima semana, por sugestão do grupo, para beneficiar também aqueles companheiros que não puderam comparecer nesse dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí, deixe um recadinho!