terça-feira, 1 de agosto de 2017

Silêncio no sermão

O encontro realizado no sábado 29 de julho foi diferente. Os companheiros Railza, Carminha, Luiza, Fernando, Valquíria, Marilda, Cláudia, Cristiano, Iva, Jaciara, Lígia, Eliete, Augusta e Waldelice atenderam ao chamado para a atividade e, pela proposta da Coordenação, debruçaram-se sobre as duas consignas propostas pra o trabalho sobre a primeira parte do capítulo 11 do livro Boa Nova (Humberto de Campos/Francisco C. Xavier):
1 - Quem participa de seus fracassos - o desalento e a revolta? Quem participa e seus sucessos - a vaidade arrogante?; e
2 - Em que momento de sua vida comparecem a esperança e a humildade como valores de fixação dos ensinos do Evangelho em sua alma?
A leitura do texto foi feita de forma partilhada, após o que as consignas foram distribuídas, com intervalo de aproximadamente 10 minutos entre uma e outra, para as reflexões em duplas. A Coordenação permitiu que os participantes conversassem o quanto quisessem e ao final declarou que naquele dia não haveria partilha, porque se vivenciava a primeira parte do trabalho, a ser retomado no dia 12 de agosto, uma vez que neste sábado, dia 5, toda a Cobem estará envolvida na realização dos Encontros Macrorregionais promovidos pela Federação Espírita do Estado da Bahia (FEEB) e por isso as atividades rotineiras da Casa estão suspensas.
Importa considerar, sobre o motivo de nosso encontro, que nessa primeira parte do texto do Espírito Humberto de Campos, ele enfatiza a condição de algumas pessoas que, desejosas de colaborar com o Cristo para a instalação do Reino dos Céus na Terra encontram pouca ou nenhuma receptividade nos apóstolos de Jesus, especialmente Mateus, que os via doentes, aleijados incapazes de oferecer cooperação efetiva aos propósitos do Mestre. O Senhor, no entanto, faz com que reflitam melhor, afirmando ter vindo não para os sãos e poderosos, mas para os doentes e pequeninos do Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí, deixe um recadinho!