domingo, 18 de outubro de 2015

Reencarnei!

Com a participação de Nilza, Valquíria, Lígia, Marta, Creuza, Railza, Luiza, Fernando, Egnaldo, Cristiano, Marilda, Regina Mendes, Waldelice, este Coordenador e Marilene, facilitadora do trabalho, realizamos neste sábado a última apresentação da atividade sobre "A lição a Nicodemos" (Boa Nova, por Humberto de Campos e Chico Xavier). Antes, porém, de fazermos a leitura coletiva, procedemos a uma discussão prévia sobre o bem e o mal, concluindo com a proposição de Léon Denis, para quem o mal se explica pela reencarnação, que vem a ser a oportunidade para a correção dos erros cometidos no passado. Finda a leitura, Marilene distribuiu a consigna para reflexão - "Você está realmente vivendo sua encarnação com a responsabilidade de um espírito reencarnado?" - e então passamos aos comentários.
Valquíria confirmou-se: "Estou, apesar de todas as correntes em torno dizerem o contrário", salientando que "todo dia aparecem coisas novas que me fazem perguntar por quê?"; segundo a companheira, nesses momentos "sinto-me sem força e busco orientação pela prece, pelo amor, pelo perdão"; para ela, "se não perdoarmos não adianta ler; não posso obrigar ninguém a ver como eu vejo", acrescentando que "a família é que nos dá a oportunidade de viver a encarnação". Jaciara, que também disse "sim", observou que consegue assumir essa responsabilidade nas relações extra familiares, como no ambiente de trabalho, quando precisa interagir com pessoas muito diferentes entre si; a família, contudo, é o verdadeiro desafio, segundo disse, e aí descobre que não consegue manter o compromisso...
Creuza, igualmente, ressaltou sua condição positiva ante a reencarnação e reparou que a palavra responsabilidade significa uma resposta que se dá a Deus, à família, aos amigos - e questionou se estamos todos procedendo assim; segundo ela, "a resposta vem sempre em cima do que Jesus ensinou: o amor a Deus sobre todas as coisas e isso dificulta-nos a resposta"; a companheira afirmou também que é no círculo familiar que estão nossas necessidades reencarnatórias e obtemperou: "Sou responsável pela reencarnação quando dou a mim mesma essas respostas positivas".
Também Waldelice admitiu ter essa responsabilidade, principalmente quando procurou entende a Doutrina Espírita; ela, do mesmo modo que os demais, acusou a dificuldade experimentada com a família, comentando ainda não conseguir se libertar da visão de outras pessoas quanto à responsabilidade ante as questões ligadas ao poder: "Quando me empenho e sou cobrada, fico triste". Já Fernando declarou que ter essa responsabilidade "é meu anseio", acrescentando que isso é em relação a tudo na vida dele: "Não preciso de artifícios externos para manifestar a fé", disse ele, salientando que, para tanto, a Doutrina Espírita tem papel fundamental, por lhe trazer o conhecimento indispensável ao bom comportamento.
Em seguida, Egnaldo revelou haver dois "vetores" importantes na vida das pessoas: "A família e o processo externo"; ele afirmou viver a encarnação com responsabilidade e colocar-se responsavelmente no que faz: "O caminho é esse, desenvolvermos a sementinha do bem", completou. A seu turno, Luiza trilhou o caminho da ponderação em razão da consigna: "Eu me faço essa pergunta muitas vezes", disse, frisando sua posição perante a família "nos vários graus, inclusive a da Cobem"; por esse motivo, ela disse meditar muito numa mensagem de Chico Xavier (ver abaixo), de modo a encontrar esperança e força para perseverar no caminho em prol da boa convivência com os irmãos consanguíneos - um deles, por sinal, quando estava em vias de desencarnar pediu a presença dela...
Cristiano também foi peremptório quanto à responsabilidade: "Tenho!"; segundo ele, a questão familiar é mesmo preocupante e por isso disse fazer o que pode nessa área; esse companheiro, no entanto, revelou não entender nem aceitar o que chamou de "obrigatoriedade" de manter certos compromissos conforme postula a Doutrina Espírita. Já Railza afirmou que a responsabilidade só vem com o amadurecimento espiritual, assegurando que, quando sentiu a dimensão do dever, "me toquei" e assim fechou um parêntese em sua vida, dedicando-se à experiência espiritual propriamente; entretanto, disse que as pessoas a veem como "maluca": "Mas sou autêntica", ressaltou, acrescentando que principalmente os parentes projetam nela seu desequilíbrio, embora tenha recebido ótimos retornos, mormente de seus filhos, fazendo-a perceber que suas opções são acertadas.
Chegado termo da atividade, Marilene encerrou seu trabalho apontando sua identificação com os questionamentos dos apóstolos André e Tiago, que na lição de Humberto de Campos não compreenderam o alcance das palavras de Jesus; ela própria, conforme salientou, vive a encarnação "com certa responsabilidade", entendendo que a questão mais importante é definir se a resposta a oferecer é a que o outro quer ouvir ou a que ela tem para dar: "Peço a Deus força para trabalhar com o que a vida oferece, de forma consciente e amorosa", concluiu.

* * *
"Nasceste no lar que precisavas; vestiste o corpo físico que merecias; moras onde melhor Deus te proporcionou, de acordo com teu adiantamento. 
Possuis os recursos financeiros coerentes com as tuas necessidades, nem mais, nem menos, mas o justo para as tuas lutas terrenas.
Teu ambiente de trabalho é o que elegeste espontaneamente para tua realização; teus parentes e amigos são as almas que atraíste, com a tua própria afinidade.
Portanto, teu destino está constantemente sob teu controle.
Tu escolhes, eleges, atrais, buscas, expulsas, modificas tudo aquilo que te rodeia a existência.
Teus pensamentos e vontades são a chave de teus atos e atitudes, são as fontes de atração e repulsão na tua jornada, tua vivência.
Não reclames nem te faças de vítima; antes de tudo, analisa e observa; a mudança está em tuas mãos.
Reprograma tuas metas, busca o bem e viverás melhor.
Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

Chico Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí, deixe um recadinho!