terça-feira, 9 de março de 2010

Tempo de mudança no grupo


Iniciamos no dia 6 de março as atividades de 2010 no Jesus de Nazaré, ainda com um número relativamente baixo de componentes, mas com a presença de quatro novos integrantes.
Estávamos lá Jaciara, Isabel, Fernanda, Fernando, Regina, Egnaldo, Iva, Waldelice, Magali, Faraildes e Sinedite, mais os iniciantes Simão Pedro, Vanessa, Roberto e Marilda, além dos coordenadores - Creuza Lage, Maria Luiza Mascarenhas e Francisco Muniz.
Sentimos a ausência, dentre outros, de Francisco Aguiar, que havia sido submetido a uma cirurgia de emergência para correção de uma hérnia; de Francisco Faraday, cujo irmão havia desencarnado; José Bonfim, que colocou uma ponte de safena, e de Valquíria, que tinha, na ocasião, sua mãe internada. Por eles e pelos demais foram feitas vibrações no final do encontro.

***

Experiência do primeiro dia de atividade com a implantação de grupos de diálogo:

Ações: matrícula dos novos integrantes ‒ Vanessa, Simão Pedro, Roberto e Marilda; meditação conduzida; explicação quanto à mudança de metodologia.

Consigna:
"Qual minha expectativa com a implantação de grupos de diálogo no Jesus de Nazaré?"

Respostas dos subgrupos pelos respectivos porta-vozes:

Grupo 1 (Egnaldo/Regina) ‒ Permitirá maior interação (entre os membros) e uma conclusão comum (quanto aos pontos abordados); cria uma nova perspectiva; favorece a troca de experiências e conhecimentos; expões maneira de ser de cada um quanto aos temas.

Grupo 2 (Fernanda) ‒ Promove maior participação e atuação ativa dos integrantes; a mudança de metodologia aumenta a motivação; favorece o comprometimento, com ampliação das noções de disciplina.

Grupo 3 (Simão Pedro) ‒ Possibilita ouvir e respeitar a opinião do outro e entender que o debate é uma opinião unitária, enquanto o diálogo resulta em opinião do grupo.

Ao final foi dada uma tarefa para casa, para exame no sábado seguinte (dia 13): leitura do capítulo 38 do livro "Jesus no lar" (Neio Lúcio/Chico Xavier), intitulado "O argumento justo", pesquisando possibilidades de interpretação com auxílio de outras fontes.

Um comentário:

  1. Foi muito legal o retorno ao Jesus de Nazaré, um grupo de suporte para a minha jornada. Rever os companheiros, sentir o acolhimento, saber que muitas coisas boas serão aprendidas, revividas e vividas, muitas dificuldades compreendidas e melhor ultrapassadas... é muito gratificante. Que Dr Bezerra de Menezes continue derramando seus fluidos de amor sobre cada um de nós e iluminando os nossos coordenadores para que dialoguemos com sabedoria...Luz!
    Isabel Santos

    ResponderExcluir

E aí, deixe um recadinho!