sexta-feira, 30 de março de 2018

De volta


As atividades do novo ano letivo no “Jesus de Nazaré” começaram no dia 10 de março, como uma apresentação integrativa coordenada pela Coordenação. Tivemos, nesse primeiro dia, a presença de Waldelice, Iva, Eliene, Regina, Beatriz – que retornava ao Grupo depois de longa ausência –, Cláudia, Egnaldo, Valquíria, Egnaldo Júnior (visitante), Lígia, Carminha, Fernando, Luiza, Marilda, Cristiane, Jaciara, Eliete e Augusta, mais os coordenadores Isabel e este escriba.
A dinâmica consistiu em, primeiro, ler um texto edificante (“Antes, porém...”, de André Luiz, Espírito, pela psicografia de Chico Xavier) e, depois, pedir ao grupo que refletisse sobre um acontecimento auspicioso e sobre algo desagradável que tivesse experimentado durante o recesso.
Para a partilha, a Coordenação solicitou que os participantes comentassem unicamente os acontecimentos felizes; aqueles outros, desagradáveis ou tristes (ou “chatos”, como referiu Isabel), foram escritos numa folha de papel e colocadas numa cestinha no centro da sala, “entregando a Deus (à Espiritualidade) a solução do problema”. Esses papéis seriam depois incinerados.
Chegada a hora da partilha, Eliene pediu a palavra para citar uma frase atribuída ao papa Francisco – “Fale muito de Deus, pouco de você e nada dos outros.” – e salientou ter passado dois meses de férias com a família na Ilha de Itaparica e isso “não teve preço”, porque “foi extraordinário, só aprendizado”. Regina, por sua vez, referiu sua viagem a Gramado (RS), “num momento em que eu precisava relaxar junto a companhias agradáveis”.
Em seguida, Beatriz declarou saber que é felizarda por ter muitos amigos – “eu nem sabia que tinha tantos!” –, fato que se revelou em razão da enfermidade que atravessa, razão pela qual se sente “muito grata”. Já Cristiane considerou o nascimento de seu neto como o episódio mais feliz que pode observar nos últimos meses, em função do que “exercito a capacidade de ser mais paciente e generosa”, sentimentos que até então sufocava, segundo disse.
Para Egnaldo, é com alegria que observa a relação entre seus filhos e netos (tios e sobrinhos), enquanto Marilda explicou ter fechado um ciclo em sua vida ao se aposentar do trabalho noturno, “cumprido com satisfação”. Eliete, emocionada, revelou que “só coisas boas aconteceram” e por isso “agradeço a Jesus, que me ajuda sempre”.
Iva também destacou a união familiar, ressaltando “a compreensão dos filhos e genro”, fazendo-a sentir-se bem; ela ainda salientou que no período aumentou sua autoconfianças: “Estou mais organizada quanto à adaptação ao que está ocorrendo, para não me fragilizar”, disse, referindo-se à programação jornalística da TV.
O que felicitou Valquíria durante o recesso foi a descoberta de que está aberta aos conhecimentos novos: “Não sabia que tinha esse potencial”, frisou, acrescentando não saber, também, “que era tão amparada pela Providência Divina”; ela se referia a um momento doloroso em família, quando teve de levar seu filho à emergência hospitalar, em cujo ambiente recebeu manifestações de solidariedade.
A seu turno, Fernando considerou que 2017 “foi um ano de muita dor”, trazendo, no entanto, “um maior ganho para meu espírito”. Já Egnaldo Júnior reafirmou que “nada é por acaso” e passou a relatar o drama que protagonizou no início deste ano, por ter relaxado em 2017, segundo observou: “Fui chamado a refletir com base no aprendizado espírita, para valorização da vida, focando no positivo”.
Tomando a palavra, Isabel comentou sua mudança para um novo apartamento, que envolveu a venda do anterior, no que considerou prática do desapego. Para Luiza, o grande momento feliz do período foi a chegada de uma nova netinha, “alegrando ainda mais a família”. Para Jaciara, “muitas coisas boas aconteceram e tomar consciência disso é o melhor”.
“Fui à praia com uma filha; saí leve, dormi bem” – confessou Augusta. E Waldelice, encerrando os comentários, observou que diante de um infortúnio algo bom sempre acontece – e confidenciou o acidente automobilístico do qual sua neta, sozinha no carro, saiu ilesa.
No encerramento do trabalho, Isabel sorteou um livro de mensagens edificantes com a recomendação de que o sorteado – no caso, Valquíria – apresente, futuramente, um trabalho sobre um tema tirado dessas páginas. Valquíria se comprometeu a escolher um companheiro para a execução dessa tarefa.
Por último, a Coordenação fez o sorteio dos temas a serem trabalhados a partir de abril, cabendo a Cristiane elaborar uma atividade sobre a prece, enquanto Luiza “escolheu” desenvolver uma apresentação relativa ao perdão e Waldelice irá trabalhar a paz; Eliene ficou com o tema da fé e Carminha deverá elaborar algo sobre o binômio caridade-mediunidade.
Uma prece encerrou os trabalhos desse primeiro dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí, deixe um recadinho!