domingo, 15 de maio de 2016

Critérios...

Os poucos participantes do trabalho realizado no sábado, 14 de maio, colaboraram para que a atividade apresentada pela Coordenação não fosse de todo um fiasco. Estávamos presentes Egnaldo, Waldelice, Iva, Railza, Cristiane, Regina, Marilene, Mailda, Luiza e Fernando, mais este escriba dublê de Coordenador. Competia-nos, de acordo com a programação previamente elaborada, abordar os critérios de estudo e interpretação do Evangelho, conforme o Roteiro 3 do Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita (EADE). Para, a Coordenação propôs a seguinte consigna: "Onde encontro, no Evangelho, referências aos princípios básicos do Espiritismo?".
Feita a leitura, na qual se apontavam os tais postulados espíritas, procedeu-se à formação de duplas para as primeiras reflexões. Antes, porém, o Coordenador explicou que o Evangelho é todo o conteúdo bíblico do Novo Testamento, composto, portanto, de seis livros: os quatro evangelhos sinóticos mais os Atos dos Apóstolos e o Apocalipse.
Aberta a partilha, Iva demonstrou não ter compreendido corretamente a proposta do trabalho, afirmando que "temos as obras básicas da Doutrina Espírita e todas elas falam do Espírito". Egnaldo também seguiu essa linha de raciocínio e declarou que a terceira obra de Allan Kardec, O Evangelho Segundo Espiritismo, é um tratado que destaca os princípios básicos da Doutrina. Valquíria, por outro lado, salientou passagens evangélicas nas quais Jesus cita vários dos princípios identificados por Kardec na Terceira Revelação, tais como a reencarnação, a ação dos Espíritos na Natureza, a influência espiritual em nossa vida, a pluralidade dos mundos habitados etc.
Em seguida, Railza, depois de tecer algumas considerações sobre a importância de aprofundarmos o estudo preconizado no EADE, facilitando ainda a compreensão do Evangelho do Cristo, observou que "o difícil está em vivenciar as relações de empatia com os outros, conforme abordamos teoricamente no Espiritismo". Para Fernando, que foi dos últimos a falar, tanto o Espiritismo está conforme o Evangelho quanto este se espraia inteiramente na Doutrina Espírita, sendo a obra de Kardec o Evangelho restaurado, contendo, naturalmente, todos os princípios básicos da Doutrina.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí, deixe um recadinho!