segunda-feira, 22 de junho de 2015

A tríade da resignação

Nesse sábado, 20 de junho, cantamos, no final da atividade conduzida pela Coordenação, os parabéns para Iva, que festejava idade nova, mas só no final, porque antes tivemos que trabalhar, abordando o capítulo 6 de Momentos de Saúde e de Consciência (Joanna de Ângelis - Divaldo Franco) e o item 12 do cap. V de O Evangelho Segundo o Espiritismo (Allan Kardec), sobre os "Motivos de resignação". A essa atividade compareceram Isabel, a supracitada Iva, Marlene, Carminha, Waldelice, Magali, Luiza, Marilene, Marilda, Fernando, Eliene, Cristiano, Regina Mendes e este escriba.
Para começo, procedemos à leitura do texto joanino, intitulado "Amor acima de tudo", no qual a Benfeitora Espiritual tece considerações a respeito da "tríade sublime" apontada por Jesus: amar a Deus sobre todas as coisas; amar ao próximo; e amar a si mesmo - essa prática, segundo Joanna de Ângelis, leva-nos à plenitude da vida, porquanto é uma síntese perfeita que responde pela solução de todos os problemas que o Homem enfrenta na Terra.
Abertos os comentários, Carminha assegurou que "não nos amamos, somos egoísmo puro", razão pela qual também não amamos a Deus nem ao próximo; para ela, "o desafio é me amar sem egoísmo, para amar a Deus e ao próximo; enquanto não fizermos isso, os pensamentos ficam em descontrole e o corpo sofre, provocando maior comprometimento"; de acordo com a companheira, somente a conscientização desse amor não basta. A esse respeito, a Coordenação lembrou a passagem evangélica referente ao moço rico, que sabia dos mandamentos desde cedo mas ainda se dispunha a vender tudo que tinha, como lhe sugerira o Cristo.
Isabel, por sua vez, comentou que veio ao Grupo refletindo sobre o que lhe acontece no trabalho profissional, "aconselhando a mim mesma a agir de outra forma, para não me aborrecer nem ficar com mágoa de ninguém"; segundo ela, não devemos reclamar, mas agradecer a Deus, uma vez que nada é mau, "são coisas que nós atraímos, é um aprendizado: há um porquê disso ter chegado para mim"; a companheira ressaltou que, quando processe assim, "estou me amando", reconhecendo que enfrentar as dificuldades do caminho "é minha luta para melhorar: temos a consciência, mas a prática é difícil", completou.
"Quando procuramos nos amar", propôs Iva, "aprendemos a amar o próximo, porque quando colocamos tudo para nós vemos a necessidade do outro". Já Eliene comentou que tem de ser caridosa consigo mesma, "com todas as minhas necessidades e defeitos"; para ela, a Doutrina Espírita tira-nos a venda dos olhos, "mas dar um passo em falso uma vez ou outra não nos desmerece", porquanto o auto-amor, disse, "é o reconhecimento de nós mesmos; não posso dar o que não tenho", afirmou. Intervindo, a Coordenação ressaltou que, presentemente, o melhor para cada um de nós é envidarmos todos os esforços no sentido do autoaprimoramento, com vistas à situação futura.
Em seguida, Marilene comentou as dificuldades no cuidado de sua genitora, estimulada pelo relato de Eliene, para exemplificar o amor ao próximo: "Essas coisas mexem muito com a gente", disse, lembrando que sua mãe era uma mulher ativa e na velhice fragilizou-se por demais. Por seu turno, Luiza observou a própria experiência cuidando de uma irmã enferma, o que fez um outro irmão requisitar seus serviços quando também adoeceu: "Isso é amar o próximo", disse ela, revelando que servir assim produz grande bem-estar.
Por fim, Marilda ponderou que sempre teve medo de "perder" sua mãe, "ela que se preocupou muito comigo", e nessa preocupação a mãe escondia da filha a doença que enfim a levou à desencarnação: "Sofri por muito tempo", disse a companheira, confessando o forte apego que a dominava e que só reconheceu ao tomar contato com a Doutrina Espírita: "Vim ao Centro para compreender o que é a morte e só agora, 25 anos depois, começo a me desapegar"; para ela, o apego é causa de sofrimento, ao passo que o amor contagia os outros quando próximos de quem ama...

Depois disso, fez-se a leitura do texto evangélico no qual Allan Kardec explora o tema que dá título ao capítulo correspondente ("Bem-aventurados os aflitos"), ressaltando "a compensação que espera aqueles que sofrem, e a resignação que faz abençoar o sofrimento como o prelúdio da cura". Chamados os participantes aos comentários coube a Marilda falar primeiro, relatando a situação de um aluno da escola onde ensina, o que a emocionou muito. Marlene, por sua vez, conceituou que resignar-se é aceitar a dor e procurar corrigir-se. A Coordenação pontuou que o texto do Codificador, examinado à luz do Espiritismo e da doutrina do Cristo, permite considerarmos que, pelo convite à resignação, somos chamados a ressignificar o que chamamos de sofrimento, em razão de enfrentarmos somente provas neste mundo, com vistas ao aperfeiçoamento espiritual.
Já Isabel recordou recente experiência na volta a sua cidade natal, revivendo um episódio do passado durante o qual teve necessidade de perdoar uma ex-colega, ficando contente, conforme revelou, "por ver que melhorei um tantitnho assim". Encerrando os comentários do dia, Regina também relatou as dificuldades enfrentadas junto à mãe enferma, bem como a convivência com alguém de suas relações que passa por uma situação penosa, além de registrar uma conversa que teve com uma desconhecida no ônibus, certa vez, quando essa pessoa lhe contou os dramas da própria vida; segundo a companheira, "é o amor que me chama para ouvir essas criaturas"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí, deixe um recadinho!