segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Oremos!

A atividade vivencial sobre o valor da oração motivou o encontro de sábado, 24 de setembro, contando com a participação de Ilca, Edward, Egnaldo, Roberto, Fernanda, Jaciara, Acely, Carminha, Quito, Frank, Marilda, Lígia, Isabel e Cláudia. Valquíria chegou no início, precisou sair e retornou perto do final da reunião.
Observando o roteiro previamente estabelecido, os subgrupos se formaram e a cada um deles coube uma questão para, primeiramente, uma reflexão individual e, depois, o diálogo vivencial cuja síntese seria registrada por escrito, como segue:

Subgrupo 1 (Egnaldo, Marilda, Lígia e Jaciara) - "Que recompensa eu espero de Deus em minhas orações?":
- De forma geral, é o atendimento aos meus pedidos, às minhas necessidades, aos meus desejos. Essa recompensa pode ser material (o que é transitório) ou espiritual (abstrato), como paz, fé, equilíbrio, tranquilidade. O que fica claro é que sempre estamos usando a oração como meio de obter recompensa, a não ser nos momentos em que nos limitamos a agradecer a Deus as graças e recompensas obtidas.

Subgrupo 2 (Acely e Carminha) - "Qual a principal lição que eu vejo na oração do Pai Nosso?":
- Ao orar o "Pai Nosso" Jesus nos mostra:
a) o louvor a Deus, percebendo-o como o Criador do Universo, que é o Reino de Deus, onde estamos mergulhados (e portanto existe também dentro de nós esse reino);
b) a submissão à vontade do Pai;
c) a confiança, fé e esperança na Providência Divina;
d) a misericórdia de Deus;
e) a necessidade de também sermos misericordiosos;
f) a proteção divina, que existe sempre (embora às vezes não percebamos) e que fica claro quando O buscamos (fidelidade a Deus).
Resumindo: perceber Deus como nosso Pai, criador, misericordioso, soberanamente justo e bom. O "Pai Nosso" foi a oração que Jesus usou para se conectar com o Pai. Nisto ele nos deu o exemplo e a maneira de como também poderíamos conseguir essa conexão, mostrando ser "o Caminho, a Verdade e a Vida" e que "ninguém vai ao Pai e não for através de mim".

Subgrupo 3 (Roberto e Ilca) - "Por que a oração só tem valor se incluir o perdão?":
- Acreditamos que orar é pedir aos Céus clemência e instrução no acerto pelos nossos maus hábitos; entendemos que devemos também orar agradecendo por ter ajuda e compreensão nos nossos acertos. Entretanto, no nosso íntimo a culpa só perdura pela falta e carência do perdão entre as partes. Portanto, a oração será mais curativa e dinâmica e valorosa quando pedimos e agradecemos por tudo aquilo que passamos pela vida a fora e isto perpassa pela via do perdão.

Subgrupo 4 (Fernanda, Isabel, Quito, Edward, Cláudia e Frank) - "'A oração é divino movimento do espelho de nossa alma no rumo da Esfera Superior, para refletir-lhe a grandeza.' - Como entendo esse enunciado e o que minh'alma tem refletido habitualmente?"
- O movimento de religar sempre a Deus. Religar é orar com o coração, perceber-se como espírito e saber movimentar o fluido cósmico universal, agindo de acordo com as leis morais cristãs. Viver como os homens são, respeitando todas as diferenças da sociedade, dentro das margens das leis da moral cristã e do homem, pois estamos encarnados.
Aprendermos a orar e agirmos para não cairmos no fanatismo (um dos principais flagelos da humanidade), pois não somos propriedade particular de nenhuma religião, e, sim, buscarmos nosso aperfeiçoamento pela moral cristã, e assim também não deteriorarmos o espírito, o perispírito e a matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí, deixe um recadinho!