Fernanda, Valquíria, Jaciara, Fernando, Iva, Railza, Magali, Ilca, Waldelice, Regina, Roberto e Isabel compareceram ao trabalho de sábado, para a terceira e última aula sobre João Batista, o precursor. Junto a eles estavam também Egnaldo Jr. (filho de Valquíria e Egnaldo) e Frank, que nos visitavam. Em razão do pequeno número no início das atividades, só foi possível compor três subgrupos, que formaram assim:
1 - Jaciara, Frank, Fernanda e Railza (depois chegaria Isabel);
2 - Fernando, Roberto, Magali, Iva, Ilca e Regina;
3 - Egnaldo Jr., Waldelice e Valquíria.
A cada subgrupo coube uma dessas questões formuladas pela Coordenação:
1 - Identifique no texto do EADE: a) sinais do caráter profético em João Batista; b) indícios da ação mediúnica na tarefa de João;
2 - Identifique no texto: a) a receptividade ou a repercussão do trabalho de João na comunidade israelita; b) o perfil psicológico de João, fazendo correlação com sua ação profética;
3 - Identifique: a) traços de semelhança psicológica e de atuação entre João e o profeta Elias; b) o caráter do rito estabelecido por João no exercício de sua tarefa profética.
Como a atividade foi plenejada para os quatro subgrupos habituais, a quarta questão, que pedia identificar no texto do EADE (a) a forma como João preparava "os caminhos do Senhor" sendo precursor do Messias e (b) a razão pela qual Jesus diz de João que, dos "nascidos de mulher", não houve maior que o Batista, ficou aos cuidados do Subgrupo 1.
Eis as conclusões a que os participantes chegaram, após as reflexões necessárias, consultando o módulo do EADE:
Subgrupo 1 (primeira questão) - 1: a) "Foi necessário que ocorresse a mudez de Zacarias porque o povo deveria perceber que alguém especial iria nascer, um Espírito consagrado a Deus, um profeta enviado para anunciar a vinda do Messias";
b) "Com zelo profético ele anuncia a vinda do Reino dos Céus";
c) "Este é aquele que vem após mim, que foi antes de mim, do qual eu não sou digno de desatar as correias das sandálias";
d) "Este é aquele do qual eu disse: após mim vem um homem que foi antes de mim, porque já era primeiro do que eu";
e) "O nascimento e vida de João Batista teve uma única finalidade, segundo o Espiritismo: anunciar a vinda do Cristo, daí ele ser chamado - com justiça - o precursor";
f) "João é o último profeta enviado pelo Senhor".
(segunda questão) - a) "Disse: Eu sou a voz do que clama no deserto: endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías";
b) "Poderoso médium inspirado, foi o transmissor das mensagens do Alto pelas quais anunciava a chegada do Mestre e o começo dos trabalhos de regeneração da humanidade".
(terceira e quarta questões - relativas ao subgrupo 4) - a) Utilizando a palavra e anunciando a chegada do Mestre, aconselhava a penitência que consistia na reforma íntima; b) Como o povo consagrava João batista devido ao seu trabalho de preparar o caminho para o Messias, Jesus o adverte de que no mundo espiritual existiam Espíritos ainda maiores, por serem mais evoluídos que João Batista.
Subgrupo 2 - a) A maneira de João falar a verdade incomodava as pessoas que viviam fora das leis divinas. O povo, por sua vez, o procurava para pedir-lhe conselhos.
b) João batista era uma figura franca e áspera ao falar, era possuidor da verdade, a qual incomodou a família real por trazer a público seus atos iníquos. Revelava um temperamento ardente e apaixonado, exprimindo austera disciplina para consigo mesmo, combatendo suas próprias imperfeições.
Subgrupo 3 - a) Assim como Elias, João buscava a solidão do deserto e adotava uma vestimenta compatível com seu caráter de pregador rude e austero. Elias profetizava e mandou decapitar os sacerdotes de Baal, enquanto João Batista foi decapitado.
b) João batizava com água, como forma de renascimento, o que provocava sérias controvérsias religiosas entre o clero judaico, desagradando os sacerdotes.
***
Ao final do trabalho, recordamos os trechos finais do módulo do EADE acerca das informações sobre o Precursor, dizendo que "João Batista é o símbolo do cristão que se sacrifica pela Verdade" e que o Batista fora "o último profeta enviado pelo Senhor para ensinar os homens a viverem de acordo com os mandamentos divinos" e que "hoje temos o Espiritismo, um profeta que está em toda parte, falando ao coração e à inteligência de todas as criaturas: aos humildes e aos letrados, aos pobres e aos ricos, aos sãos e aos doentes, espelhando ensinamentos espirituais de fácil compreensão".
***
No próximo sábado iniciaremos nossas apreciações sobre a missão de Jesus, guia e modelo da humanidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
E aí, deixe um recadinho!