sábado, 9 de julho de 2011

O precursor e qualidades de mãe

O "Jesus de Nazaré" reuniu-se neste sábado para apurar a relação entre a condição de precursor presente em cada um de nós, observando o exemplo de João Batista, e a qualidade de mãe panda ou tigre, a partir da identificação do caráter rígido da personagem bíblica ao conclamar os judeus para a conversão ao Reino de Deus. Estávamos presentes, além dos coordenadores Maria Luiza e Francisco Muniz (Creuza Lage tem estado afastada em virtude de suas tarefas na Federação Espírita), Acely, Carminha, Egnaldo, Fernanda, Fernando, Ilca, Isabel, Iva, Jaciara, Lígia, Magali, Marilda, arilene, Roberto, Valquíria e Waldelice.

Distribuídos nos respectivos subgrupos (*), os componentes receberam a seguinte consigna para reflexão, iniciando a abordagem vivencial da condição do Precursor do Messias: "Quando você é precursor de alguma coisa ou de alguém?" Nesse diapasão, foram orientados a também considerarem quanto a quem foi precursor junto a eles.
Depois, cada um recebeu uma cópia do texto "Você é uma mãe panda ou tigre?", que narra o conteúdo do polêmico livro da chinesa Amy Chua, com a orientação sobre como se agimos com as pessoas que partilham conosco as experiências cotidianas, se compreensiva ou rigidamente.
____________

(*) 1 - Carminha, Acely, Marilene, Waldelice e Valquíria;
2 - Egnaldo, Marilda, Jaciara e Lígia;
3 - Fernanda e Isabel;
4 - Roberto, Fernando, Magali, Ilca e Iva.
____________

À hora da partilha, a maioria identificou familiares, especialmente os pais, como seus precursores, mas ressaltaram também a atuação de amigos e religiosos (padre) como aqueles que os iniciaram no conhecimento espiritualista, com ênfase na Doutrina Espírita. Quanto a serem precursores de alguém, identificaram principalmente os filhos, ou a família, de modo geral, no tocante a oferecerem orientações para a vida e para a vivência religiosa.
____________

Eis o texto referente ao trabalho de Amy Chua, adaptado de uma resenha na Internet:


VOCÊ É UMA MÃE PANDA OU TIGRE?


Uma chinesa - Amy Chua - baseada na criação das filhas - Sophia e Louisa, escreveu um livro. Esse livro, hoje, é motivo de muita polêmica, já que a base da criação de suas filhas é chinesa. Ela educou as filhas segundo a criação que ela recebeu de seus pais, chineses.
A pergunta que se propõe, a partir da leitura do livro é: VOCÊ É UMA MÃE PANDA OU TIGRE?

Os pandas educam os filhotes usando a FORÇA e a COMPREENSÃO. Isso os leva à disciplina e também à flexibilidade. Já os tigres (aqui simbolizando os chineses) são rígidos demais.

Para a escritora Amy Chua, uma MÃE TIGRE DEVE SER:

- Tipicamente chinesa, mas também pode ser jamaicana, irlandesa ou brasileira. O que a qualifica para o título é o grau de rigidez, não a etnia.
- É implacável, sempre exige o máximo de seu filho. Ela quer nota 100, e não 96, porque acredita que seu filho é perfeitamente capaz de chegar ao máximo. Se não tirou 100, é porque não se esforçou o bastante.
- Zela para que seu filho pratique todos os dias. Vale para tudo, dos exercícios de Matemática às aulas de piano ou violino. A regra é praticar e praticar, pois só a prática leva à perfeição.
- Não dá liberdade de escolha aos filhos porque ela sabe o que é melhor para eles - e os filhos, podendo escolher, sempre escolhem o que for mais fácil.
- É econômica nos elogios. Ao contrário dos pais ocidentais, ela não é "obcecada com a auto-estima das crianças". Quando o elogio é cabível, a mãe tigre exalta o esforço e o empenho do filho, nunca seu talento ou dom, pois só o ESFORÇO E O EMPENHO levam a algum lugar.
- Não protege o filho das aflições e desconfortos cotidianos. DEIXA-O ENFRENTÁ-LOS. Só assim ele saberá lidar com as asperezas da vida adulta.

Em suma: PARA OS OCIDENTAIS, a infância é um tempo de diversão e inocência; PARA A MÃE TIGRE, é um período de treinamento.

Dessa educação resultaram duas filhas sociáveis, cultas e alunas exemplares. Ela criou filhas bem sucedidas. Uma toca piano e a outra, violino. Mas depois que deixou a China e veio morar nos Estados Unidos, ela também se tornou mais flexível, quando Louisa passou a desafiá-la. Por isso, escreveu o livro, para mostrar ao mundo como a China cria suas crianças e as torna cidadãs de primeiro mundo...

E você? O que é: Panda ou Tigre? As pessoas em sua vida devem ser tratadas com rigor ou compreensivamente?

O nome do livro? - GRITO DE GUERRA DA MÃE TIGRE - AMY CHUA
EDITORA ÍNTRINSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí, deixe um recadinho!