sábado, 4 de junho de 2011

Relatórios

O trabalho deste sábado, sobre as previsões da vinda do Messias, o nascimento e a infância de Jesus (Roteiro 6 do Módulo I do EADE), teve a participação de Carminha, Egnaldo, Fernanda, Fernando, Francisco Faraday (Quito), Ilca, Isabel, Iva, Jaciara, Marilda, Marilene, Roberto, Valquíria e Waldelice; os coordenadores presentes foram Francisco Muniz e Maria Luiza.
Conforme o roteiro, formaram-se os subgrupos para, primeiro, compararem as pesquisas acerca dos temas em estudo e, depois, apresentarem resumos conclusivos conforme pedidos específicos: ao grupo 1 - As previsões sobre a vinda do Cristo; grupo 2 - O nascimento de Jesus; grupo 3 - A infância de Jesus; e grupo 4 - Os fatos espíritas observados nos textos sobre as previsões, o nascimento e a infância de Jesus.

Assim, eis os relatos:

Grupo 1 (Fernando, Ilca, Iva e Fernando) - O anúncio da vinda do Messias pelo profeta Zacarias, falando de uma "estrela guia procedente de Jacó", e também que "sairá do povo de Israel o seu reinado", tal como ressalta o livro de Números, no Velho Testamento, inicia as profecias relativas ao advento do Cristo. Isaías é outro que se destaca nessas profecias, afirmando que "uma virgem conceberá" e seu rebento terá o nome de Emanuel. Todas as previsões e/ou profecias foram reveladas e culminaram entre dois pontos, através da própria vida terrena do Cristo, que vai desde a manjedoura até o Calvário.

Grupo 2 (Fernanda, Isabel e Quito) - A viagem a Belém, para o recenseamento do povo judeu dá início ao cumprimento das profecias que diziam que o Messias nasceria em berço humilde. O nascimento de Jesus foi anunciado aos pastores da região, que foram visitá-lo. Também foi o menino visitado por Magos do Oriente, possivelmente astrólogos, que informaram a Herodes sobre o nascimento de um rei do povo judeu, o que gerou a revolta do monarca hebreu e a matança de meninos menores de dois anos. 
Nesse momento podemos notar o contraponto entre Jesus e Herodes: um era o mensageiro da paz e veio ensinar o amor, a humildade e a caridade; o outro era o exemplo de egoísmo, de apego ao poder, da crueldade, enfim, de tudo que nega a moral.
"A história da Humanidade terrestre está dividida em dois grandes períodos: antes e depois do Cristo, indicativos de que, com Jesus, o ser humano inicia, efetivamente, a sua caminhada evolutiva em termos de aprendizado moral."

Grupo3 (Egnaldo, Jaciara e Marilda) - A infância - como o nascimento e a vida - de Jesus se desenvolveu conforme as predições dos profetas, que eram os porta-vozes do próprio Deus. São fatos marcantes desse período: a escolha do nome aos oito dias (dado antes do nascimento por um anjo); o reconhecimento da divindade do menino por Simeão e Ana, a profetisa; aos 12 anos de idade, o menino dialoga com os doutores da lei no templo de Jerusalém. Quanto ao mais, é como relata o evangelista Lucas: "E o menino ia crescendo e fortalecendo-se, ficando cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele". 


Grupo 4 (Carminha, Marilene, Valquíria e Waldelice) - Fatos espíritas - decorrentes do uso de faculdades mediúnicas, enfatizando a ação dos espíritos na realidade material - antes do nascimento de Jesus: os profetas receberam mensagens sobre o advento do Cristo, sobra a vinda do Messias, revelando, inclusive, que sua vinda seria precedida de um sinal: "Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel".
A aparição do anjo Gabriel avisando Maria quanto a sua gravidez: "Descerá sobre ti o Espírito Santo e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra, pelo que também o Santo que de ti há de nascer será chamado Filho de Deus e eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho".
Os magos também esperavam pelo sinal do referido nascimento e após visitarem o menino, seguindo uma estrela que os levou ao local do encontro, recebem o anúncio espiritual de que não avisar a Herodes; e os pastores foram avisados por um anjo, assim como José, o carpinteiro, é exortado a aceitar Maria grávida e, depois do nascimento, recebe a visita do anjo que lhe pede que vá com sua família para o Egito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí, deixe um recadinho!