domingo, 26 de junho de 2011

Para início de conversa

Neste sábado, 25 de junho, tivemos a primeira conversa sobre a temática envolvendo João, o precursor. Em virtude do feriado prolongado, quando muitos companheiros tiveram que se ausentar para rever familiares no interior do estado e também aproveitar os momentos de folga para outros compromissos, a participação foi reduzida, mas nem por isso deixou de ser uma oportunidade enriquecedora. Estávamos presentes, além dos coordenadores Francisco e Maria Luiza, Carminha, Acely, Fernando, Edward, Waldelice, Magali e Roberto.
Depois da leitura de todo o livro de L. Palhano Jr. - "João Batista, o profeta do Cristo" -, enfocando tanto as aventuras do profeta Elias quanto a vida de João, abrimos a palavra e todos puderam fazer comentários.
Carminha questionou o que chamou de "rigor" da lei divina, a de causa e efeito, em razão da decapitação de João, o último profeta dos judeus antes do Cristo. Sendo um homem tão bom naquela existência - disse ela -, porque ele teve que passar por aquele martírio? Explicamos pela via da misericórdia, apontando o fato de que ele perdeu unicamente a própria cabeça, por ter feito, 800 anos antes, decapitar 450 sacerdotes do deus Baal a serviço da rainha Jezabel.
Fernando também citou a divina misericórdia c omo atenuante da Lei de Justiça, a qual, disse, ainda não tem condições de entender - e citou alguns casos exemplares.
Waldelice frisou a questão da felicidade na morte de João, conforme o texto de Palhano Jr.: libertar-se logo do cárcere do corpo.
Acely, por sua vez, expressou a dúvida quanto às palavras de Jesus sobre João: "Dos nascidos de mulher, João é o maior". Ela entendeu, depois das explicações, que o Cristo se colocava à exceção, talvez pelo fato de ter tido somente aquela encarnação na Terra, ao passo que João já havia estado aqui outras vezes no passado.
Edward também ponderou acerca da felicidade e trouxe ao nosso conhecimento um caso narrado por Roberto Shinyashiki.

***

Nosso próximo encontro ficou marcado para o dia 9 de julho, quando voltaremos a aprofundar os conhecimentos sobre o Precursor, agora baseados no módulo do EADE. O encontro seria agora, no dia 2, mas em razão da realização de uma atividade da Federação Espírita, que promove anualmente os Encontros Macrorregionais, a Cobem cederá seus espaços à FEEB, a exemplo de outras casas afiliadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí, deixe um recadinho!