domingo, 24 de outubro de 2010

O tesouro de cada um

Analisar e depois partilhar nos subgrupos o entendimento desta frase do texto evangélico - "Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no céu" - constituiu o início da segunda parte dos trabalhos deste sábado, 23 de outubro, no âmbito do "Jesus de Nazaré".
Após isso, toda a turma foi dividida em três grupos e cada um ficou incumbido de examinar estas questões:
1 - O que me falta para ter um tesouro no céu?
2 - Que bens eu preciso vender e dar para ter um tesouro no céu?
3 - O que é ter um tesouro do céu na Terra?

Estávamos presentes, além dos coordenadores Francisco e Maria Luiza (Creuza cumpria atividades na Federação Espírita), Egnaldo, Iva, Marilene, Marilda, Waldelice, Faraildes, Carminha, Valquíria, Roberto, Simão, Ilca, Magali, Railza, Fernando, Quito, Fernanda, Cláudia e Vanesca, mais o visitante Egnaldo Jr.

Aberta a partilha, Fernando, falando pelo grupo 1, declarou ser neutro o tesouro, que se conquista pelo serviço/trabalho em benefício do próximo, que é o caráter do verdadeiro espírita, conforme coloca Allan Kardec em O Evangelho Segundo o Espiritismo; Simão (grupo 2), por sua vez, o grau de materialismo presente na sociedade consumista deixa cada vez mais distante a felicidade, produzindo, ao contrário, insatisfação e o culto da aparência; representando o grupo 3, Egnaldo Jr. disse que o tesouro a ser alcançado é tanto o conhecimento quanto a elevação espiritual, que deve ser praticada todo os dias.

Baseando sua fala na leitura de Pastorino, Carminha salientou que gostaria de perder o apego ao corpo e à família, assim como as próprias imperfeições, o que indica que ela, conforme disse, ainda não segue nenhum mandamento...

Roberto comentou que há sete anos, num outro grupo de estudo na Cobem, teve de caminhar descalço pela sala e sentiu imensa dificuldade em se separar dos sapatos, ainda mais quando a tarefa impunha a doação dos calçados naquele momento, com o que não consentiu, porque os seus eram calçados novos! Chegando em casa, caiu na reflexão e decidiu que os calçados já não eram seus e os doou a uma outra instituição de caridade no dia seguinte.

Tomando a palavra, Marilene falou que a vida é oportunidade de aprendizado; comentou o desafio a vencer com Egnaldo; referiu que guardar os mandamentos é conectar-se como divino; ressaltou que busca exercitar diariamente o amor ao Pai, a si mesma e ao próximo; em sua opinião, não tem nada que possa "vender", reconhecendo a próprias imperfeições ("não posso vender o orgulho"), posto que ainda precisa das coisas do mundo.

Egnaldo repetiu o conceito de Marilene sobre o que é a vida e salientou que o "tesouro" é o aprendizado para a conquista da elevação espiritual.

"Cada um tem seu tesouro", segundo Iva, para quem "herdamos as qualidades do Pai, que são sempre positivas, por isso Jesus diz que somos deuses".

Por fim, Valquíria citou diversos conceitos enciclopédicos acerca do que seja a vida e comentou a bênção do crescimento espiritual, que exige muito esforço, renúncia e doação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí, deixe um recadinho!