Muita chuva, pouca gente. O trabalho do sábado, 3 de julho, começa com Regina, Railza, Quito, Fernanda, Iva, Marilene, Marilda, Magali, Egnaldo e Valquíria - que levaram o neto Guilherme -, além dos coordenadores, Creuza, Chico e Maria Luiza. Depois chegaram Cláudia e Edward.
Pediu-se que os presentes andassem pela sala, olhando os cartazes com as palavras identificadoras dos três pilares do diálogo: empatia, assertividade e alteridade. Em seguida, que todos se sentassem e em silêncio procurassem dialogar com os respectivos mentores espirituais.
Proposta uma partilha sobre essa reflexão, Quito declarou que aproveitou para pensar no próprio comportamento; Valquíria só pediu; Egnaldo agradeceu. Creuza ressaltou que frequentemente nos acomodamos na oração, reportando-nos a Deus ou ao Cristo, e bem pouco nos lembramos do mentor, que é a energia mais próxima de nós.
Após isso, procedeu-se à distribuição do questionário de avaliação e explicação de Creuza quanto à técnica aplicada. O questionário constou da apresentação de sete talentos da comunicação dialógica e de um diagrama que, preenchido conforme o nível de domínio de cada um sobre esses talentos - nenhum, básico, médio e pleno -, indicaria o estágio de compreensão e prática dos pilares do diálogo referidos.
Houve uma certa confusão no preenchimento do diagrama, mas quando todos terminaram o exercício pediu-se que avaliassem as respectivas competências dialógicas, agora partilhando nos subgrupos, os quais doravante são fixos e denominados para a execução do segundo módulo das atividades do grupo, a partir do próximo sábado, 10 de julho, utilizando-se o Discurso da Comunidade, constante do Evangelho de Mateus, em seu capítulo 18.
Um dos grupos, composto por Iva, Valquíria, Cláudia, Carminha Brandão e Magali, foi batizado de "Anjos"; outro, com Edward, Fernanda, Quito e Egnaldo, chamou-se "Diálogo"; e o terceiro, integrado por Railza, Marilda, Marilene e Regina, designou-se "MR".
A partir dessa definição, estabeleceu-se o esquema de trabalho futuro, de modo que o grupo "Anjos" vai se ocupar do tema "O escândalo" (Mt, 18:5) no dia 17; o "Diálogo" cuidará da "Ovelha desgarrada" (Mt, 18:12) no dia 31 de julho; enquanto o "MR" estará responsável pela "Correção fraterna" (Mt, 18:15) no dia 7 de agosto, com a recomendação de prepararem juntos a atividade e construir um texto base a ser submetido à Coordenação antes da realização do trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
E aí, deixe um recadinho!