terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Questão de inteligência

Jaciara teve uma ideia para o trabalho apresentado junto com Marilda no dia 2 deste dezembro e o resultado teve a leveza de uma harmonia musical. O tema era o do tópico 13 do Cap. VII ("Bem-aventurados os pobres de espírito") de O Evangelho Segundo o Espiritismo (ESE), intitulado "Missão do homem inteligente na Terra", mensagem do Espírito protetor Ferdinando. Estávamos lá Eliete, Augusta, Isabel, Carminha Sampaio, Carminha Brandão, Egnaldo, Valquíria, Waldelice, Magali, Iva, Marilene, Cláudia, Cristiano, Lígia, Nilza e este escriba/Coordenador, além das duas condutoras da atividade.
Em primeiro lugar, elas procederam à leitura do texto do ESE e distribuíram, em seguida, cópia da bela lição do sexto capítulo do livro Jesus no Lar, na qual o Espírito Neio Lúcio, que a ditou ao médium Chico Xavier, discorre sobre "os instrumentos da perfeição" (ver abaixo). Depois disso, Marilda e Jaciara entregaram a cada participante um pedaço de papel contendo as três consignas (*) do trabalho, pediram que as respondessem primeiramente em duplas, antes de ser aberta a partilha grupal.
(*) As perguntas consignadas foram estas: 1 - De que maneira tenho aproveitado a minha inteligência aqui na Terra?; 2 - Quais os instrumentos de que me utilizo para o desenvolvimento da minha inteligência na presente encarnação?; e 3 - O que ainda me impede de trabalhar para desenvolver minha inteligência?
Chegada a vez dos comentários, Waldelice pediu a palavra e declarou que (1) o faz com muita dificuldade, mas salientou que (2) a oração e os trabalhos que executa na Casa Espírita suavizam a (3) angústia e tristeza quando lhe dizem coisas que não deveriam (por julgar não merecê-las), ressaltando que "ainda não me desapeguei disso". Objetivo, Egnaldo sentenciou: 1 - "Muito pouco, não sou muito inteligente, tenho limitações"; 2 - "a fala, postura corporal, o trabalho profissional"; e 3 - "a preguiça".
Marilene citou trecho do texto de Neio Lúcio (Espírito) explicando que isso a ajudou a entender um problema vivenciado no dia anterior; em seguida, ela respondeu às consignas: 1 - "conexão com as leis para processar o aprendizado nos relacionamentos"; 2 - "o julgamento, às vezes, com sentença"; e 3 - "disciplina"; por fim, esta companheira aproveitou para louvar a escolha do texto psicografado por Chico Xavier. Por sua vez, Carminha Sampaio, após também citar um episódio de sua vida pessoal, frisou a dificuldade de entendimento e ofereceu as respostas na ordem das perguntas: 1 - "não aproveito, a não ser no trabalho [espiritual]"; 2 - "o estudo e a vivência"; e 3 - "o marasmo; se não fosse o trabalho espiritual [como expositora da Doutrina] seria pior".
"Sou tida como ignorante por não usar a tecnologia", disse Eliete, referindo-se à sua pouca ou nenhuma familiaridade com aparelhos eletrônicos do porte de computadores e telefones celulares: "Me ofereceram cursos, mas eu não quis", ressaltou, afirmando que, vendo a neta gastar um tempo enorme com um celular, "concluo que tenho lucro"; a companheira também salientou mão gostar de certos programas de TV ou filmes: "Meu computador é Jesus, é Deus", salientou, acrescentando que "não falo mal de ninguém e não ouço o que falam de mal".
Valquíria referiu sua atividade profissional como tem aproveitado a própria inteligência, vendo o segundo ponto nas pessoas junto às quais nasceu, "responsáveis por meu aprendizado espiritual, por perceber o outro nessas pessoas e desenvolver meu compromisso com elas"; por fim, ela ressaltou encaixar-se "em tudo quanto tenho pedido em toda a minha vida". Augusta, por sua vez, indicou que "a família, apesar de tudo, é o centro da vida na Terra"; ela destacou trecho da mensagem de Neio Lúcio em que este Espírito fala da ajuda aos irmãos e concluiu que "vivemos para resgatar [os erros do passado] e evoluir".
Também Iva respondeu com objetividade, apontando os ensinos de Jesus no primeiro tópico, que a fazem dar assistência à família, segundo afirmou; o uso das ferramentas tecnológicas, disse, permite comunicar-se com todos e, finalmente, declarou que nada a impede de atuar em prol do desenvolvimento de sua inteligência. No encerramento, as meninas condutoras do trabalho distribuíram a letra da música "O que é, o que é?" (vídeo abaixo), composição de Gonzaguinha, convidando a todos para acompanhar a melodia.

***

Os instrumentos da perfeição

Naquela noite, Simão Pedro trazia à conversação o espírito ralado por extremo desgosto.
Agastara-se com parentes descriteriosos e rudes.
Velho tio acusara-o de dilapidador dos bens da família e um primo ameaçara esbofeteá-lo na via pública.
Guardava, por isso, o semblante carregado e austero.
Quando o Mestre leu algumas frases dos Sagrados Escritos, o pescador desabafou. Descreveu o conflito com a parentela e Jesus o ouviu em silêncio.
Ao término do longo relatório afetivo, indagou o Senhor:
— E que fizeste, Simão, ante as arremetidas dos familiares incompreensivos?
— Sem dúvida, reagi como devia! — respondeu o apóstolo, veemente. — Coloquei cada um no lugar próprio. Anunciei, sem rebuços, as más qualidades de que são portadores. Meu tio é raro exemplar de sovinice e meu primo é mentiroso contumaz. Provei, perante numerosa assistência, que ambos são hipócritas, e não me arrependi do que fiz.
O Mestre refletiu por minutos longos e falou, compassivo:
— Pedro, que faz um carpinteiro na construção de uma casa?
— Naturalmente, trabalha — redarguiu o interpelado, irritadiço.
— Com quê? — tornou o Amigo Celeste, bem-humorado.
— Usando ferramentas.
Após a resposta breve de Simão, o Cristo continuou:
— As pessoas com as quais nascemos e vivemos na Terra são os primeiros e mais importantes instrumentos que recebemos do Pai, para a edificação do Reino do Céu em nós mesmos. Quando falhamos no aproveitamento deles, que constituem elementos de nossa melhoria, é quase impossível triunfar com recursos alheios, porque o Pai nos concede os problemas da vida, de acordo com a nossa capacidade de lhes dar solução. A ave é obrigada a fazer o ninho, mas não se lhe reclama outro serviço. A ovelha dará lã ao pastor; no entanto, ninguém lhe exige o agasalho pronto. Ao homem foram concedidas outras tarefas, quais sejam as do amor e da humildade, na ação inteligente e constante para o bem comum, a fim de que a paz e a felicidade não sejam mitos na Terra. Os parentes próximos, na maioria das vezes, são o martelo ou o serrote que podemos utilizar a benefício da construção do templo vivo e sublime, por intermédio do qual o Céu se manifestará em nossa alma. Enquanto o marceneiro usa as suas ferramentas, por fora, cabe-nos aproveitar as nossas, por dentro. Em todas as ocasiões, o ignorante representa para nós um campo de benemerência espiritual; o mau é desafio que nos põe a bondade à prova; o ingrato é um meio de exercitarmos o perdão; o doente é uma lição à nossa capacidade de socorrer. Aquele que bem se conduz, em nome do Pai, junto de familiares endurecidos ou indiferentes, prepara-se com rapidez para a glória do serviço à Humanidade, porque, se a paciência aprimora a vida, o tempo tudo transforma.
Calou-se Jesus e, talvez porque Pedro tivesse ainda os olhos indagadores, acrescentou serenamente:
— Se não ajudamos ao necessitado de perto, como auxiliaremos os aflitos, de longe? Se não amamos o irmão que respira conosco os mesmos ares, como nos consagraremos ao Pai que se encontra no Céu?
Depois destas perguntas, pairou na modesta sala de Cafarnaum expressivo silêncio que ninguém ousou interromper.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí, deixe um recadinho!