domingo, 20 de março de 2016

"Amigo é coisa pra se guardar..."

No sábado que passou, dia 19 de março, finalmente o Grupo Jesus de Nazaré pôde se reunir ordinariamente para o início das atividades rotineiras neste ano de 2016. Quase todos estivemos presentes: Waldelice, Valquíria, Regina Mendes, Railza, Quito, Nilza, Marilene, Marilda,  Luiza, Lígia, Jaciara, Iva, Fernando, Eliene, Egnaldo, Cristiano e este escriba, ainda na função de Coordenador. Também recebemos a visita de Norma, antiga integrante agora radicada no interior do Estado.
Para começo de conversa, submetemos à apreciação de todos a proposta da Coordenação de Grupos de Estudo sobre utilizarmos, este ano, também o Livro II do Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita (EADE), da FEB, que aborda os Ensinos e Parábolas de Jesus, alternando sua abordagem com o estudo de Boa Nova (Chico Xavier/Humberto de Campos), de modo a fazer valer tanto a recomendação do Departamento Doutrinário da Cobem (DED), que preconiza a temática da Educação dos Sentimentos para os grupos do porte do "Jesus de Nazaré", quanto à necessidade "ancestral" do próprio Grupo de aprofundar o conhecimento acerca do Evangelho e das propostas do Cristo.
Feito isso, passamos à atividade programada para o dia, conforme anunciado. Assim após a explicação referente à natureza do trabalho, durante a qual recordamos o episódio do adoecimento e consequente desencarnação de Roberto, bem como a súbita viuvez da companheira Carminha, procedemos à leitura do texto de Boa Nova intitulado "Amor e renúncia" (cap. 12), no qual Jesus pondera sobre a importância e alegrias da amizade. Em seguida, distribuímos a turma em três subgrupos para a discussão em torno da consigna - elaborar meios para tornar o grupo mais unido, melhorando a comunicação interna -, com base no texto de Humberto de Campos, que alerta para a necessidade de amarmos os semelhantes como amamos a Deus, estabelecendo vínculos de amizade com os demais, observando que o amor a Deus deve estar acima de tudo e assim aprendamos a renunciar às coisas e às pessoas no momento propício.
Os subgrupos formaram assim:
I - Railza, Fernando, Quito, Jaciara e Critiano;
II - Iva, Regina, Luiza, Lígia e Egnaldo;
III - Eliene, Waldelice, Walquiria, Norma, Nilza e Marilda.
Por ter chegado após a realização dessa etapa, Marilene não participou dos subgrupos.
Chegado o momento da partilha, recolhemos estas sugestões, dos respectivos grupos:
I - manifestar, exercitando, a amorosidade entre os membros do Grupo, dentro e fora dele; respeitar a escolha do outro; tomar conta de todos; criar grupo de Whatsapp e não abrir mão das ligações telefônicas.
II - criar elo solidário de comunicação por telefone, Whatsapp etc.; reiniciar a distribuição de lista telefônica com os dados dos participantes do Grupo; retomar a dinâmica do "Anjo de Guarda"; democratizar e respeitar a opinião do outro; promover reuniões comemorativas no âmbito do Grupo.
III - criar grupo do Whatsapp, escolhendo um gestor; registrar todos os celulares, atualizados, numa listagem comum, bem como os e-mails dos integrantes do Grupo; comemorar os aniversários periodicamente; respeitar a lei de alteridade.
A prece feita por Marilene encerrou a atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí, deixe um recadinho!