sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Questão de entendimento

Diz-nos o Espírito Emmanuel, então mentor do médium Francisco Cândido Xavier, que o problema básico do homem em fase de conscientização quanto a seu processo de crescimento moral, pela via do
aprimoramento moral, é tão somente de entendimento. Não se pode negar a assertiva, corroborada por diversos outros instrutores espirituais da humanidade, a exemplo da benfeitora Joanna de Ângelis e do Espírito Irmão Jerônimo, mentor do Centro Espírita Deus, Luz e Verdade. Este instrutor, em seu livro "Reforma íntima", ditado à mediunidade psicográfica de Bernadete de Oliveira Santana, faz-nos esta recomendação: "Entenda-se hoje."
Através de semelhante esforço conseguiremos, pouco que seja, ampliar nossas disposições mentais e entender a nós mesmos e ao que se nos cerca, correspondendo então aos ditames das leis divinas e assim cumprindo a vontade de Deus no tocante à tarefa de aperfeiçoamento. Desse modo, convém perguntarmo-nos: o que devemos entender? Entender significa estender a compreensão de dentro para além de nós mesmos e a de fora para o mais recôndito de nosso ser, com a finalidade precípua de realizarmos em nós a unidade em Deus.
Em "Pedagogia da consciência", Evilásio Menezes nos informa que, pela evolução do sentido ético do ser espiritual, marcado pelo horizonte da religião, "um círculo religioso mais nobre estabelece relação especial com a divindade; em experiências espirituais proféticas adquire uma nova e valorosa importância. É o intercâmbio, o fato religioso baseado na vivência espiritual com o invisível. Experiências cósmicas psicológicas reconduzem o ser espiritual à pureza da sua origem e à glória de sua destinação (...)".
Com semelhantes argumentos compreenderemos que a necessária educação dos sentimentos tem por finalidade maior aperfeiçoarmos as possibilidades de intercâmbio fazendo-nos instrumentos mais dóceis, ferramentas mais condizentes com a natureza do trabalho junto aos benfeitores espirituais, com vistas aos benefícios que podemos transmitir àqueles ainda aferrados às constrições da matéria. Tal é pois o escopo do trabalho a ser apresentado neste sábado junto aos integrantes do "Jesus de Nazaré", obedecendo ao seguinte roteiro:

1. Prece
2. Desenvolvimento
2.1. Explicação do trabalho
2.2. Divisão da turma em subgrupos
2.3. Consigna: "A enxada que o jardineiro põe nas mãos do seu ajudante não indica que ele deve cavar?" (ESE, cap. VII, item 13)
3. Partilha geral
4. Fechamento
5. Avisos
6. Prece de encerramento






































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































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