domingo, 14 de abril de 2013

Recomeço

Enfim tivemos o primeiro encontro deste ano, quando no sábado 13 de abril realizamos a matrícula do novo integrante do grupo, Cristiano, que veio se somar aos veteranos que se fizeram presentes na ocasião: Maria Luiza, Isabel, Waldelice, Magali, Valquíria, Ilca - que retorna após um ano de prestação de serviços à FEEB -, Iva, Eliene, Fernando, Cláudia, Regina, Marilene, Edward e Jaciara, que trouxe seu neto João Francisco nos braços de sua filha, Luciana, disposta a também fazer parte do grupo. Também estava presente o coordenador Francisco Muniz.
Esse encontro deveria ter servido para a introdução da programação temática a ser trabalhada ao longo do ano. No entanto, seria preciso que a Coordenação tivesse uma reunião prévia com a presidente da Cobem, Creuza Lage, para a definição das diretrizes propostas para as atividades de 2013, uma vez que todos os grupos de estudo passaram por uma reformulação conceitual. De qualquer modo, foi possível estabelecermos um diálogo acerca do tema a ser trabalhado neste período - Educação dos Sentimentos -, talvez baseado em recente obra da dupla Joanna de Ângelis-Divaldo Franco, intitulada "Educando os sentimentos", ou mesmo no livro do autor gaúcho Jason de Camargo, "Educação dos sentimentos", sobre o qual já nos debruçamos em passado não muito remoto.
Assim, para preenchermos o tempo, optamos por fazer uma breve análise do aprendizado feito com o primeiro módulo do Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita (EADE) entre os anos de 2011 e 2012, considerado pelos participantes como muito proveitoso, conforme os depoimentos a seguir:

Segundo Iva, temos de aprender a educar os sentimentos, a amar; com a dificuldades vivenciadas no dia a dia, disse ela, "tenho aprendido a confiar mais em Jesus".

Após relatar suas experiências, contentíssima agora por ser também avó de Maria Valentina, filha de um de seus filhos, Eliene citou uma frase ouvida alhures: "Coloque seu coração onde está seu problema", acrescentando que os problemas são desafios para o crescimento, sendo que o resultado de onde pomos o coração.

Edward, por sua vez, revelou reconhecer as próprias sombras como efeito de sua ignorância, já identificando o caminho a percorrer.

Comentando o caráter acolhedor do "Jesus de Nazaré", Jaciara salientou a transparência dos companheiros, sustentando que "aqui não precisamos usar máscaras"...

O novato Cristiano também usou da palavra para elogiar a proposta "fantástica" que dirigirá os destinos do grupo este ano; segundo ele, conforme observou e ouviu dos demais, a educação dos sentimentos já é vivenciada pelo "Jesus de Nazaré" com sinceridade, quando a cada encontro os participantes têm a oportunidade de desnudarem-se - termo este usado antes por Marilene.

Valquíria comentou o fato de que, em meio a tantos avanços tecnológicos, a depressão vem acometendo a muita gente, significando o vazio existencial; para ela, os estudos espíritas, como são conduzidos num grupo acolhedor como o "Jesus de Nazaré", são uma tábua de salvação, opinião partilhada também por Ilca...

Por seu turno, Regina fez uma regressão de sua experiência em busca da Verdade até chegar ao Espiritismo, a partir da curiosidade em conhecer Jesus, seus ensinos e sua personalidade, o que a levou à Cobem, sendo então atraída para o Grupo Jesus de Nazaré, "onde fui muito bem acolhida e passei a experimentar a convivência com o Cristo".

Marilene, voltando a falar, relembrou o processo de transição pelo qual o planeta está passando, o que provoca alterações comportamentais na humanidade, salientando que neste momento as pessoas são convidadas a avaliar o modo como se relacionam umas com as outras; segundo ela, toda relação é um presente e como tal deve ser sempre valorizada...






Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí, deixe um recadinho!