Subgrupo 1: Fernanda e Isabel (depois chegaria Edward); 2: Roberto, Fernando, Iva e Ilca (mais Magali e Regina, que viriam depois); e 3 - Lígia e Marilda (Acely, Jaciara e Waldelice completariam a formação). É importante notar que o planejamento da aula, feito na quarta-feira, implicaria na organização de quatro subgrupos.
Para desenvolvimento das atividades, pedimos que primeiramente comparassem as pesquisas feitas em casa, em torno do Judaísmo. Como havíamos proposto dar a cada subgrupo três questões a respeito do tema, acrescentamos uma quarta pergunta aos formulários iniciais, eliminando o quarto e assim demos sequência ao trabalho.
Eis as conclusões do primeiro subgrupo, encarregado do tópico sobre as "Informações históricas":
1 - Que personagens se destacam na história do Judaísmo e por quê?
- Abraão, o fundador, e Moisés, responsável pelo decálogo; Isaac, sucessor de Abraão, e Jacó, que gerou os filhos que formaram as 12 tribos de Israel; e Josué, responsável pela travessia do Rio Jordão.
2 - Que fatos permitiram a difusão da religião e cultura judaicas por todo o Oriente Médio e quando isso se dá?
- As migrações voluntárias entre os séculos II e IV a.C. Em 63 a.C. Jerusalém é conquistada pelos romanos, sob o comando de Pompeu.
3 - Que episódio histórico permite considerar o Judaísmo como religião de fato?
- O exílio dos hebreus para a Babilônia imposto pelo rei Nabucodonosor.
4 -De que modo a não-aceitação do Cristo como o Messias aguardado pelos judeus é uma contradição no Judaísmo?
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O subgrupo 2, analisando "A religião judaica", respondeu assim:
1 - Sob que aspecto se pode considerar o orgulho como traço marcante dos hebreus?
- Os hebreus acreditavam ser o povo escolhido por Deus e que este enviaria o Messias para salvá-los e entregar-lhes o domínio do mundo; não reconheceram o Messias humilde e elevado moralmente.
2 - O que fundamenta a religião judaica e como se evidencia sua unidade doutrinária?
- Fundamenta-se na revelação dos Dez Mandamentos; evidencia-se: a) na Torá ou Lei Judaica, baseada no Pentateuco moisaico; b) na libertação do cativeiro egípcio; c) na conquista da Terra Prometida; e d) no conceito de nação.
3 - Que peso tem na religião judaica o fato de os hebreus se considerarem o povo escolhido por Deus?
- É fundamental por ser um artigo de fé; fé esta que ajudou o povo a se manter unido, apesar de todos os obstáculos que enfrentaram.
4 - Que tipo de importância é atribuído ao conhecimento da Cabala?
- Conhecimento aprofundado pelo entendimento da simbologia, a Cabala é uma corrente mística, de transmissão oral, que procura descobrir a origem de tudo: o Universo e a Terra ; o ser humano, sua vida e morte, a senda do Bem; o poder da prece, etc.
Por fim, o subgrupo 3, tratando dos "Livros sagrados do Judaísmo", informou o seguinte:
1 - Que importância têm na Torá dos judeus os cinco primeiros livros da Bíblia?
- Organização. É um manual de conduta. É a origem de tudo. Religiosidade (vida).
2 - Como se pode interpretar a colaboração dos antigos profetas hebreus na formação do Judaísmo?
- Colaboraram trazendo as revelações: usam a fórmula "Diz o Senhor", mostrando que eram instrumentos de Deus e assim passando Sua palavra, Seus ensinamentos para o povo.
3 - Que relação pode ser apontada entre o Decálogo e o Talmude?
- O Talmude serve para interpretar o Decálogo de acordo com o entendimento do povo, naquela época.
4 - O que faz com que o conhecimento da Cabala seja restrito entre os judeus?
- Eles achavam que, quanto mais velho o homem, mais sabedoria possuía. Eles relacionavam a idade e o estrado civil como sinal de maturidade espiritual, para poderem interpretar fielmente a Cabala.
Fechando os trabalhos, a coordenadora Creuza Lage referiu-se ao caráter racional do Judaísmo em contraposição à Cabala, de natureza mística, mediúnica mesmo, no tocante à revelação que permeia toda religião. Quem revela algo tem autoridade para isso, disse ela, acrescentando que os profetas eram os médiuns da época entre os hebreus. Tais pontos fazem a semelhança com os conhecimentos de hoje, no tocante ao Espiritismo.
Achei o trabalho muiiiiiiiiiiiiiito proveitoso. Pena, realmente, que o grupo esteja reduzido, mas vamos orar para que os companheiros retornem, para que possam "beber do mel" desse novo aprendizado.
ResponderExcluirA propósito, no próximo sábado (Moisés) não estarei presente porque participarei de uma atividade, dedicada às mães, na escola de Flávio. Porem, estou estudando o assunto e espero enviar minha contribuição ao grupo. Beijo no coração de todos.
Isabel
Muito bem, Bel, vc é um exemplo a ser seguido.
ResponderExcluirMuita paz e um abraço em Flavinho.