terça-feira, 26 de abril de 2011

O Caminho

Em função do feriadão da Páscoa, mais uma vez tivemos pouca frequência no grupo. À hora da prece de abertura dos trabalhos, somente sete pessoas estavam presentes: Fernanda, Fernando, Ilca, Quito, Valquíria e os coordenadores Chico Muniz e Maria Luiza. Depois chegaram Creuza, Magali, Waldelice e Egnaldo. Mais tarde, com as atividades iniciadas, adentraram à sala os companheiros Acely e Edward.
Formados os subgrupos, tivemos a seguinte composição: 1 - Egnaldo, Quito e Fernanda (mais Edward); 2 - Fernando, Magali, e Ilca; 3 - Waldelice e Valquíria (com Acely).
O tema do trabalho é o Taoísmo (estamos estudando as religiões não-cristãs para compreendermos como se construiu o Cristianismo). Primeiro, pedimos que lessem o texto da apostila do EADE e depois, durante os comentários, apresentassem as conclusões junto com as pesquisas previamente elaboradas, o que somente o primeiro subgrupo conseguiu, informando sobre o ponto em comum entre a doutrina chinesa e o Espiritismo: a relação com o Invisível. Segundo Edward, nós temos um caminho a percorrer para chegar a Deus, como preconiza Lao Tsé.
Falando pelo subgrupo 2, Ilca referiu-se ao Taoísmo como o "caminho do amor".
Por sua vez, Waldelice (subgrupo 3) interpretou a proposta de Lao Tsé como a bondade no coração como caminho para a felicidade, apontando também um ponto em comum com a Doutrina Espírita: a exaltação à Natureza. Já Acely identificou os três caminhos para alcançar tal objetivo: o divino, a natureza e o íntimo do homem.

Por último, foram distribuídas cópias de uma cruzadinha com a palavra chave "Taoísmo" para testar os conhecimentos, com base no texto lido. Um erro num dos quadrinhos impediu o sucesso da iniciativa, mas no geral todos acertaram as respostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí, deixe um recadinho!