sexta-feira, 29 de abril de 2011

Folga



Neste sábado, dia 30 de abril, a Cobem realiza mais um Encontro de Trabalhadores e por esta razão as atividades do Grupo de Estudo Jesus de Nazaré estarão suspensas.

Na próxima semana retornaremos para continuarmos estudando as religiões primitivas precursoras do Cristianismo, do qual o Espiritismo é um ramo.

Até lá.

terça-feira, 26 de abril de 2011

O Caminho

Em função do feriadão da Páscoa, mais uma vez tivemos pouca frequência no grupo. À hora da prece de abertura dos trabalhos, somente sete pessoas estavam presentes: Fernanda, Fernando, Ilca, Quito, Valquíria e os coordenadores Chico Muniz e Maria Luiza. Depois chegaram Creuza, Magali, Waldelice e Egnaldo. Mais tarde, com as atividades iniciadas, adentraram à sala os companheiros Acely e Edward.
Formados os subgrupos, tivemos a seguinte composição: 1 - Egnaldo, Quito e Fernanda (mais Edward); 2 - Fernando, Magali, e Ilca; 3 - Waldelice e Valquíria (com Acely).
O tema do trabalho é o Taoísmo (estamos estudando as religiões não-cristãs para compreendermos como se construiu o Cristianismo). Primeiro, pedimos que lessem o texto da apostila do EADE e depois, durante os comentários, apresentassem as conclusões junto com as pesquisas previamente elaboradas, o que somente o primeiro subgrupo conseguiu, informando sobre o ponto em comum entre a doutrina chinesa e o Espiritismo: a relação com o Invisível. Segundo Edward, nós temos um caminho a percorrer para chegar a Deus, como preconiza Lao Tsé.
Falando pelo subgrupo 2, Ilca referiu-se ao Taoísmo como o "caminho do amor".
Por sua vez, Waldelice (subgrupo 3) interpretou a proposta de Lao Tsé como a bondade no coração como caminho para a felicidade, apontando também um ponto em comum com a Doutrina Espírita: a exaltação à Natureza. Já Acely identificou os três caminhos para alcançar tal objetivo: o divino, a natureza e o íntimo do homem.

Por último, foram distribuídas cópias de uma cruzadinha com a palavra chave "Taoísmo" para testar os conhecimentos, com base no texto lido. Um erro num dos quadrinhos impediu o sucesso da iniciativa, mas no geral todos acertaram as respostas.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Aleluia!


Neste sábado, o Grupo Jesus de Nazaré experimentará sua primeira avaliação do ano.

sábado, 16 de abril de 2011

Alma de grupo

O trabalho deste sábado mais uma vez começou com frequência reduzida. Com a ausência da coordenadora Creuza Lage, as atividades começaram com a presença de Fernanda, Fernando, Isabel, Iva, Ilca, Roberto, Carminha Sampaio, Valquíria, Edward e Quito. Após a prece chegaram Marilene, Railza, Lígia, Nazaré, Magali e Walcelice. Quando os subgrupos já estavam formados e atuando, vieram Bonfim e Eliene.
O baixo número de participantes impediu realizar o planejado e assim, em de quatro, foram formados três subgrupos:
1 - Fernando, Ilca, Roberto, Magali e Iva;
2 - Carminha, Nazaré, Marilene, Valquíria, Waldelice, Eliene e Lígia;
3 - Railza, Isabel, Fernanda, Edward, Bonfim e Quito.

Depois da leitura dos tópicos referentes ao Hinduísmo e ao Budismo, cada grupo foi exortado a comentar uma questão específica. A do grupo 1: "Com base no texto, comente esta frase: Cada indivíduo professa a religião com que mais se afiniza." A do 2: "Comente as quatro nobres verdades do Budismo." E a do 3: "Que crenças e mitos você vive no seu dia-a-dia?"

Pelo grupo 1, Iva salientou que as pessoas estão onde estão porque isso atende a seus interesses.
Edward, falando pelo grupo 3, ressaltou a crença em Deus, em Jesus e na Espiritualidade Maior, assim como no amadurecimento espiritual; quanto aos mitos, citou que eles se manifestam quando não se aliam as palavras à ação. Já Carminha (grupo 2) apontou semelhança entre as nobres verdades budistas e as propostas do Espiritismo, enfatizando, entretanto, que, diferentemente do que prega o Budismo, "não nascemos para sofrer, mas para sermos felizes".

sábado, 9 de abril de 2011

Um pé na Índia

Choveu na manhã deste sábado. Talvez por isso as atividades do "Jesus de Nazaré" tenham começado com pouca participação, mas as pessoas foram chegando e após a prece já tínhamos 18 participantes. Os presentes fomos Isabel, Iva, Fernanda, Edward, Cláudia, Roberto, Carminha Sampaio, Fernando, Chico Aguiar, Jaciara, Egnaldo, Railza, Waldelice, Magali e Acely, mais os coordenadores Creuza, Maria Luiza e Chico.
Para estudar o segundo roteiro do primeiro módulo do EADE, abordando as religiões não-cristãs, a turma foi dividia em três subgrupos, os quais tiveram que ler a narrativa somente até o tópico referente ao Hinduísmo, em razão do tempo. Depois compararam as opiniões e em seguida passamos à partilha grupal, quando apresentaram as respectivas conclusões.
O primeiro subgrupo, formado por Railza, Waldelice, Cláudia e Fernanda, ressaltaram as revelações divinas aos homens e os respectivos mensageiros, tanto quanto a competência destes em termos de inteligência espiritual, desde os primórdios dos tempos, para auxiliar no progresso intelecutal e espiritual da Humanidade e do mundo, através da experiência religiosa.
O segundo, que teve Fernando, Roberto, Iva, Magali e Isabel, citou a cultura hindu como base da civilização grega, no tocante à moralidade e à ética, acrescentando que esse paralelo é importante para a compreensão da evolução do sentimento individual e dos povos, porquanto as religiões proclamam a moralidade.
E o último subgrupo, integrado por Chico Aguiar, Acely, Egnaldo, Jaciara e Carminha, frisou o fato, enfatizado no texto, de que a presença das religiões e dos messias no mundo não se deu nem se dá por acaso, obedecendo a um plano divino, uma vez que a finalidade disso é a ligação da criatura com a divindade, através do amadurecimento das noções de moralidade e do sentimento religioso. Também citaram o carma como algo semelhante à proposta espírita, induzindo à responsabilidade individual.

**********

Em vista da necessidade de estabelecer e consolidar a metodologia dos trabalhos, a Coordenação apontou a vantagem de se manter os grupos de diálogo, salientando a importância de os membros do "Jesus de Nazaré" o fazerem em casa a leitura prévia e as pesquisas relacionadas aos tópicos a serem abordados a cada sábado, partilhando nos subgrupos os resultados desse trabalho.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Pontos a ponderar


No próximo sábado, 9 de abril, vamos nos debruçar sobre o segundo roteiro do Módulo I do EADE, que trata das religiões não-cristãs. Como ponto de partida, propomos, desde já, as seguintes reflexões:

1 - Que importância têm as religiões não-cristãs no tocante à missão do Cristo e ao surgimento do Cristianismo?

2 - Que semelhança se pode notar entre a "lei do carma" do Hinduísmo e as leis morais descritas na Doutrina Espírita?

Outras considerações pertinentes ao tema poderão surgir durante nosso encontro.

sábado, 2 de abril de 2011

Primeiros passos rumo às origens

Na manhã deste sábado, 2 de abril, finalmente começamos a dialogar com base na nova metodologia.
Tivemos uma conversas enriquecedora, embora só estivessem presentes 14 membros do grupo - Regina, Fernanda, Jaciara, Francisco Aguiar, Edward, Ilca, Iva, Cláudia, Carminha Sampaio, Marilda, Roberto, Egnaldo, Aceli e Waldelice -, mais os coordenadores Maria Luiza e Chico.
A conversa girou em torno dos temas ideia de Deus, politeísmo e monoteísmo, constantes do primeiro roteiro do primeiro módulo do EADE, referente à evolução das manifestações religiosas da Humanidade.
A pouca frequência se deveu a que parte do grupo participava de evento na Federação Espírita do Estado da Bahia, que sediava o encontro do Conselho Federativo Nordeste, que a cada ano é realizado numa capital nordestina.