segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Recapitulações (1)


Talvez seja interessante jogar mais luz sobre as questões propostas ao Grupo quanto ao estudo sobre o valor da oração. Eis uma possibilidade de reflexão:

Que recompensa eu espero de Deus em minhas orações?

Primeiramente, queremos ser ouvidos para criarmos em nós mesmos a possibilidade do atendimento de nossos pedidos, o que será secundário, apesar de ser o motivo da oração. Esse querer, no entanto, nem sempre é consciente. Assim sendo, a recompensa esperada é a de ser ouvido através do atendimento, seja pela concretização do pedido, seja pela consolação advinda da certeza quanto ao atendimento. Entretanto, o aprendizado das lições do Cristo nos diz que não se deve esperar recompensa alguma, porquanto o Pai já sabe de nossas necessidades todas e as preenche frequentemente, até mesmo quando julgamos nada receber ou merecer da Divina Misericórdia, fazendo-nos crer que não precisamos pedir, muitas vezes.
Outra razão para não se esperar recompensa é o fato de precisarmo exercitar o desapego, o desprendimento em relação às coisas ligadas à realidade material e ocuparmo-nos sem ansiedade e expectativa das coisas do espírito, de modo que as respostas de Deus a nossos pedidos corresponderão aos atos que praticamos com desinteresse, tanto em nosso favor quanto em benefício dos semelhantes. Portanto, o que receberemos será  o que não esperamos, na ordem de mais força (disposição) e coragem para enfrentarmos as dificuldades, colocando-nos receptivos e merecedores das benesses do Alto, posto que o Cristo nos alerta quanto a buscarmos primeiramente o Reino de Deus e sua justiça para que tudo o mais nos seja dado por acréscimo de misericórdia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí, deixe um recadinho!